Dado que o Ricardo Correia já deu o seu parecer em relação ao último jogo de Blitzkrieg, resta-me a mim analisar o multiplayer de um jogo que aprendeu muito com o mercado mobile e os jogos presentes nas redes sociais, mercado esse a que o multiplayer é second nature.
Bem, na realidade a jogabilidade não difere muito da campanha. Da mesma forma que temos de gerir as defesas de uma base e planear ataques às inimigas temos agora de o fazer online. A diferença é que em vez dessas bases serem geradas por um conjunto de dados finito predefinidos pelo developer, são por outras pessoas ligadas em rede. Não há qualquer tipo de interacção um para um, mas sim sempre de um para zero.
Com isto quer dizer que ao jogador é possível configurar a base a seu gosto: que infraestruturas defensivas colocar e onde as colocamos, da mesma forma que antes de um ataque a uma base inimiga podemos escolher que tropas levar. Mas na altura da batalha, nem o atacante à nossa base nos vai ter lá para controlar as nossas tropas e defesas, nem os adversários estarão nas bases deles para responderem de igual forma. Para além de não haver esta interacção, estratégias como investigar que tipo de tropas deveremos levar com base nas defesas do inimigo são impraticáveis. O jogador deverá estar preparado para tudo e terá de conseguir lidar com esse facto da melhor forma.
No entanto, para o modelo de multiplayer adoptado, esta seria a única forma de executar, pois ninguém está 24/7 à frente de um computador para se defender e se têm disponibilidade para estar, tenham vergonha de vocês mesmos! Não consigo dizer se o multiplayer é bom ou mau, na realidade, a única coisa que posso dizer é que é diferente. Oferece-nos a jogabilidade de um jogo mobile com um leque de opções muito maior e que qualquer RTS inveja, mas depois baseia-se em paradigmas em que todos podem sair a ganhar e em que o desafio, no final, é o vosso próprio computador e não outra pessoa. Talvez pelo paradigma de todos poderem sair a ganhar é que Blitzkrieg 3 é tão viciante. Ou então é porque não jogo bons RTS há demasiado tempo. Deixo essa resposta para vocês responderem quando adquirirem o jogo.
Comments (1)
Ja estou a espera a algum tempo