Aquando do lançamento do divertido e frenético Roving Rogue para a WiiU foi-nos dada a oportunidade de entrevistar o estúdio Padaone Games, localizado bem aqui ao lado na vizinha Espanha.
Ricardo Correia: Roving Rogue não é o vosso primeiro jogo para a WiiU. Numa altura em que muitos dizem que os indie devs preferem trabalhar com a Sony ou com a Microsoft, vocês continuam a ver a Nintendo como um parceiro preferencial para os vossos jogos?
Padaone Games: Por razões diferentes já temos uma relação com a Nintendo espanhola há algum tempo, e quando decidimos começar a auto-publicação para consolas, a WiiU era a opção mais óbvia. Foi a primeira consola a incluir uma licença de Unity 3D no seu dev kit, e essa foi também uma boa razão, já que possuíamos experiência nessa linguagem.
Ricardo Correia: A decisão de desenvolver Roving Rogue para a WiiU teve alguma implicação com alguns aspectos únicos da consola, tais como o segundo ecrã no Game Pad?
Padaone Games: O segundo ecrã não foi um aspecto importante para Roving Rogue, apesar de o ser para um novo projecto que estamos a desenvolver agora. Ainda assim, o estilo e jogabilidade são muito orientadas para a Nintendo, e por essa razão consideramos que a WiiU é perfeita para o jogo.
Ricardo Correia: Já que estão colocados na nossa vizinha-Espanha, como descreveriam o mercado de videojogos espanhol para mobile e consolas/PC?
Padaone Games: O mercado de consolas em Espanha é muito activo, já que somos um dos 5 países europeus de topo em termos de dinheiro gasto em jogos de consolas. Não tenho números, mas penso que o PC e o mobile são muito mais fracos, já que em Espanha as compras online ainda estão subdesenvolvidas. Ainda assim, apesar de sermos grandes consumidores, não produzimos tanto quanto o que consumimos.
Juntando tudo, diria que o game development num país como a Espanha tem de ser planeado à escala global, com lançamentos na Europa e na América do Norte.
Ricardo Correia: Quais são as influências (óbvias e não-óbvias) de Roving Rogue que consegues identificar abertamente?
Padaone Games: As duas influências principais são: Super Meat Boy, pela precisão e timing e Rogue Legacy pelo design dos inimigos.
Ricardo Correia: Shiny the Firefly e Roving Rogue são a indicação de que o vosso foco é o mercado das consolas, e que abandonarão o desenvolvimento para mobile?
Padaone Games: Não, planeamos continuar a combinar o desenvolvimento para consola e mobile.
Ricardo Correia: Algum projecto para o futuro que possas, ou queiras revelar?
Padaone Games: Estamos a trabalhar num jogo mobile que será o jogo oficial para a série de TV a ser lançado neste Outono em Espanha: Carlos, Rey Emperador, sobre a vida de Carlos, Rei de Espanha e Portugal.
Agradecemos à equipa da Padaone Games pela disponibilidade de conversarem connosco. Roving Rogue é um exclusivo WiiU.