Tristeza e mágoa… apesar de ser uma melodia lindíssima e das minhas favoritas de todas as da série Naruto/Shippuden, não foi nem tristeza nem mágoa que encontrei na sala da Bandai em que apresentaram o novo Naruto Ultimate Ninja Storm 4, a que para facilitar a minha dactilograficação…? Dactilografação…? Dactilo… para eu escrever menos palavras, vou chamar NS4.

Eu sou um fã de anime e manga, não sou tanto como outro redactor do Rubber, mas gosto em particular de algumas series como Rurouni Kenshin, Saint Seiya, Battleship Yamato ou Team Gatchaman, que deixei de ver e ler numa altura em que eu, bem… não era eu… digamos que era uma outra vida, não a minha. Bom… mas nessa outra vida, já perto do final e da minha regeneração Whoviana, o meu irmão Miguel andava a ver uma série e estava sempre a falar-me dela, um tal de Naruto. Eu já tinha visto um ou outro episódio solto na TV, ninjas em fatos laranja, técnicas que pareciam mágicas… nop… aquilo não era para mim. Mas ele continuou a forçar que eu devia ver do início, e isso foi um erro, porque agarrei-me aquilo como um kagemane no jutsu. (toma lá, referência interna! BOOM!)

Jutsu

Agarrado pelas sombras!

E foi precisamente o Shikamaru, e os outros personagens secundários que me agarraram à série, Shikamaru, Asuma,  Kakashi e eventualmente outros que são o verdadeiro coração de Naruto e Shippuden, eles é que dão o sal e o sabor a isto tudo (vamos ser sinceros, Naruto, Sakura e Sasuke têm tanta profundidade como uma folha de papel higiénico). A outra pérola deste anime/manga são as lutas, momentos fantásticos como Choji, Neji, Shikamaru e Kiba contra os quatro ninjas do som, Chiyo e Sakura contra Sasori, ou Jiraia vs Pain, são apenas alguns dos mais míticos combates de Naruto. Isto tudo para dizer o quê? Que apesar de não conhecer os outros títulos, e apenas ter brincado uma tarde com o Ninja Storm 3, tenho algum conhecimento base de Naruto (e obviamente anos de jogos de luta e outros) para poder fazer uma boa antevisão deste NS4.

Eu entrei na salinha em que iam apresenta NS4, e dou de caras com dois cosplayers (Naruto, Sakura) e mais um homem vestido casualmente. Todos japoneses. O homem apresenta-se (infelizmente não me lembro do seu nome) e aos outros dois, um deles Hiroshi Matsuyama o CEO da CyberConnect2, developer do jogo. Isto podia parecer estranho, mas são japoneses, cosplay é algo natural e aceitável para mim nesta cultura, e só nesta, portanto nem liguei.

Cos

O chakra deles é tão forte que até fiquei desfocado. Foi realista num ponto de vista de manga!

Mas eu estou aqui para falar do jogo, que foi o que eles fizeram também, portanto vamos a isto. Quem conhece os jogos anteriores pode saltar este parágrafo, quem não conhece: NS4 é um jogo de luta em arena aberta com personagens e cenários do universo Naruto. Nele podemos seguir uma aventura ou batalhas isoladas combate corpo a corpo, utilizando técnicas ou jutsus. É um button basher, ataques rápidos ou fortes, até subir uma barra suficiente para lançar um ataque mais poderoso e bonito. Basicamente é isso.

Pormenores deste NS4 são muitos em relação ao anterior. Vou já tirar as partes que não me agradam do caminho, as “ofertas especiais”. Eu não estou a criticar este jogo em particular mas a indústria em geral. Para quem comprar o jogo antes do lançamento, exclusivamente, recebem as personagens Boruto e Sarada (filhos de Naruto e Hinata, Sakura e Sasuke respectivamente) e um fato especial do Kakashi. É isso, só para os especiais que compram antes.

Agora vamos para o que estará acessível a toda a gente.

Naruto-Shippuden-Ultimate-Ninja-Storm-4-Logo-Wallpaper

A capa! Isso ainda não é um extra de compra antecipada…

Kaguya Otsutsuki, uma personagem que tem a particularidade do seu estilo de luta e jutsus serem modificados pelo cenário. E o resto? Desta vez o personagem principal e os dois de apoio podem ser alternados, nos anteriores apenas podiam ser chamados para fortalecer ataques mas agora podem ser utilizados como personagens jogáveis durante as lutas. Os jutsus não só têm um efeito prolongado como afectam as armaduras e roupas dos personagens. Ou seja utilizando um Katon Goukakyuu no Jutsu deixa o nosso adversário em chamas durante algum tempo, as suas roupas vão queimando e destruindo. Além disso o cenário ajuda os jutsus, em água um jutsu eléctrico aumenta o alcance, um ataque de água é aumentado visualmente e em potência. São pequenas mudanças mas fazem alguma diferença. Também há algumas alterações e melhoramentos gráficos para aproveitar o potencial das plataformas em que vai sair (PS4, Xbox1,PC) a 5 de Fevereiro de 2016 mas isso são preciosismos e maquilhagem.

No fundo este jogo é mesmo para quem gosta, tem algumas evoluções em relação ao anterior mas não é uma obra prima em termos de originalidade ou nada em particular. Faz o que diz na caixa, é um entretenimento para os fãs.