O grande desafio para mim neste artigo é prender o leitor a um texto sobre um jogo com o aspecto mais banal e genérico do universo. Quanto à sua apresentação, Bob was hungry apresenta-se com um look simples e belo. Não esperem serem surpreendidos pelo seu aspecto gráfico, pois aquilo que este tenta alcançar em nada depende da apresentação desde que executada mediocremente. Ainda assim, não se torna cansativo nem repetitivo.

Hey! Hey! … Hey! Hey Bob! You look meaty! Bwahahahahahaha!

Bob-Was-Hungry-Trailer

Uma foto de família: Bob e os seus progenitores

Bob was hungry é um jogo de plataformas disponível no Steam para Windows. E por jogo de plataformas entenda-se plataformas, obstáculos e precipícios. Estas plataformas, obstáculos e precipícios são o que tornam o objectivo de Bob em encontrar um planeta de queijo (suficiente para se alimentar para o resto da sua vida) uma tarefa complicada (e ao mesmo tempo divertida) pois exigem um elevado nível de precisão, timing e persistência. Se a annoying orange dá aspecto ao Bob, então Super Meat Boy dá a mobilidade, visto a forma como se fazem sentir os controlos de Bob ser exactamente a mesma que no jogo do rapaz de carne sangrenta.

Hey! Hey! Hey Bob! … Bob! Hey! I bet you can’t rrrrooooolllll on the dance floor!!! Bwahahahahaha!

6RLMVlT

Musicalmente, a banda sonora é adequada para estratégias de experimentação, desadequada a quem está disposto a correr pelo melhor tempo (o que descrevi no parágrafo anterior deverá ter sido elucidativo quanto ao quão adequado Bob was hungry é para speedruns. Aposto cinco gambozinos frescos em como era isso que estava na cabeça do developer aquando a concepção do jogo). Os efeitos sonoros são precisos, muito pouco distractivos e cumprem o papel em entregar ao jogador o feedback adequado às suas acções.

Hey Bob! Hey! Hey! Why did you die? Was the platform out of’range? Ahahahahahahaah!

Bob was hungry conta com cerca de noventa níveis, divididos em cinco ambientes diferentes. A dificuldade aumenta gradualmente, havendo picos sucessivos de dificuldade no último nível de cada ambiente. Para cada nível existe uma versão hard do mesmo, que garanto que vos fará puxar os cabelos. Somamos portanto um total de cerca de cento e oitenta níveis, o que representa imenso tempo de jogo (talvez até mais do que a vossa persistência irá suportar).

Hey Bob! Bob! Bob! Why won’t you go rrrrroolllll with your friends!?!?!? Bwahahahahaha!

Bob-Was-Hungry-101 (1)

O multiplayer conta com quatro modos diferentes, dois dos quais são modos competitivos (corrida) e os outros cooperativos (onde o objectivo será passar os níveis da campanha single player). Dentro de cada modalidade, o que distingue os dois modos é, no primeiro caso, a corrida é em modo survival e, no segundo, morte partilhada (se algum dos jogadores morre, o nível é reiniciado).

Para encerrar gostaria de referir que muito pouco há para dizer sobre Bob was Hungry. Podia ser um jogo flash pois direciona todo os seus recursos para o gameplay e é nitidamente um jogo focado para o nicho de público dedicado a fazer os melhores tempos em cada  nível. Se tem o que é preciso para os conquistar? Talvez, pois as mecânicas do jogo além de divertidas estão bastante bem implementadas. É também um bom jogo para quem está aborrecido ou à espera de fazer um download. Tal como os jogos flash.