Welcome to Japan!
Vamos ser honestos e confessar que não estávamos à espera de mais notícias de The Last Guardian, Final Fantasy XV ou mesmo o remake de VII. Nope. Também não vou escrever de forma extensa, vou tentar ser o mais breve, tentar acabar antes de começarem a ler o que tenho a dizer. A Tokyo Game Show 2015 dá início no dia 17 e estende-se até dia 20 de Setembro. Pouco tempo resta até ao início da convenção, mas a Sony antecipou-se e já ficou despachada com a sua conferência transmitida às 7am de ontem, hora Portuguesa. Prometeram jogos novos e assim aguardou cada dono de uma PlayStation 4 mas principalmente donos de PlayStation Vita.
O mercado nipónico não é novidade nenhuma para ninguém. Lá, funciona tudo ao contrário, diz todo e cada indivíduo do resto do planeta, e talvez por isso a Tokyo Game Show seja o local mais apropriado para um anúncio para a portátil da Sony, que muitos dizem extinta. Ainda assim, vendeu um total de consolas maior que a Wii U. Guerrinhas infantis à parte (e dor de cotovelo também), a conferência trouxe uma panóplia de novidades que quando analisadas em colectivo permitem fazer um balanço positivo do final deste ano e início do próximo, excelentes motivos para ser consumidor. Ou então, consumirem o vosso dinheiro.
Vita no Japão com mais 3 cores. Yay. Bloodbornu, The Old Hunters: trailer com gameplay discutivelmente mais bem parecido que na minha PS4 e HDTV chega a nossa casa por 14,99€ no dia 24 de Novembro deste ano.
Sempre que vejo footage de Everybody’s Golf lembro-me dos muñecos do XBOXLive. Aparentemente, vai sair um novo. Chama-se New Everybody’s Golf (presumivelmente, visto a tradução dos jogos anteriores para a Europa ter sido essa) e vai aproveitar blocos de código do Playstation Home. TBA 2016.
Gravity Rush Remastered sai este Outono na PS4 no Japão, no entanto, SCEE deu a data de 10 de Fevereiro para a Europa. Não há notícias para Gravity Rush 2 para os Estados Unidos ou para a Europa. Um bom miminho de terras nipónicas, no entanto, claramente underwhelming. Mais grave que isso, é o grande FU para os utilizadores da Vita visto Gravity Rush 2 não se mostrar nada avançado de um ponto de vista tecnológico e o título não ser lançado na consola que estreou a série.
Ubisoft sobe ao palco e rola um trailer. For Honor é como Cowboy vs. Aliens mas sem cowboys nem aliens e com samurais, cavaleiros e vikings. Foram lá dizer que também vai sair no Japão. oke. Yakuza só deve sair aqui 5 anos depois de sair lá, portanto falamos mais tarde sobre este. The King of Fighters está de volta com a iteração número XIV depois de 5 anos ausente e em exclusivo para a PS4. Para mim são excelentes notícias, fighters passaram de moda há uns tempos e gostava imenso de ver um comeback em força. One Piece Burning Blood está bonito. Fast Forward. Toukiden 2, yay! Open world em 2016. Bonito. Nioh mostrou um gameplay bonito acima de tudo mas muito concordante com todos os outros jogos de samurais. Exclusivo PS4. Esperamos mais detalhes.
Oh não, os gajos da Square Enix… World Of Final Fantasy, todos sabemos qual o público alvo deste. Bonito, muito CGI, pouco inside view no sistema de combate, sai já para o ano…
Bolas… Estou cansado de relatar isto. Vou continuar à minha maneira sobre as coisas que me interessam:
Star Ocean 5, data de lançamento para o Japão anunciada. É em Fevereiro de 2016.
Não está a funcionar
Porque raio está a Square Enix a lançar outra compilação de remasters para uma consola de casa? Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue parece, antes de um jogo, uma piada, uma cuspidela na cara dos fãs que têm a série no coração (nos quais me incluo). Inclui o jogo anteriormente lançado em exclusivo para a 3DS, Kingdom Hearts Dream Drop Distance, a história de Kingdom Hearts Qui (que é um browser game) e um episódio a que chamaram Kingdom Hearts Birth by Sleep 0.2 – A fragment passage, um episódio com Aqua presumivelmente no engine de Kingdom Hearts 3. Esperemos que não se lembrem de passar por todos os números reais entre 2.8 e 3 antes de publicarem o 3.
Mostraram gameplay de Project Setsuna! Previsivelmente, uma experiência RPG de volta às raízes do género. Espero ansiosamente! Resident Evil Umbrella Corps, interessante. Dragon Quest Minecraft! Playstation Love Indies! Call of Duty Black Ops 3. Mais comandos coloridos. Mais consolas PS4 coloridas. Project Morpheus = Playstation VR. Playstation NOW is NOW e vejam os nossos novos anúncios.
As minhas considerações finais: Votem com as carteiras, não acreditem no hype. Streaming de jogo é coisa do demónio e jamais subscrevam algo desse género. A conferência trouxe certamente uma maior solidez de catálogo à Playstation 4 com novos exclusivos e o que estão a tentar fazer com a Vita (ou a não tentar fazer) é incompreensível. Ainda assim, fazem nitidamente um esforço para colorir o mundo. Marketing.