Continuando por terras indie vamos a mais dois jogos que eu vi e achei altamente interessantes. Ambos feitos por companhias latinas, uma italiana e uma argentina, estão na minha lista de grandes expectativas no futuro. Eu sei que nunca se deve levantar muito as expectativas, que nunca devemos esperar demais porque o mais certo é sairmos desiludidos, mas estes dois, por razões particulares a cada um que vamos ver, não me parecem muito prováveis de falhar. É tudo uma questão “genética”, ou arquitectónica se preferirem, quando as fundações são boas, quando a estrutura base é forte a construção mantém-se durante anos e anos, pode não ser a mais inovadora, a mais desafiante num porto de vista estético, mas aguenta com o peso todo.

Master of Orion

master-of-orion

Ah… como os meus olhos brilharam quando olhei para aquele ecrã gigante em que mostravam o novo Master of Orion. O NGD Studios (que eu adoro o logótipo porque parece um Dalek) está encarregue de trazer este icónico jogo para o Século XXI.

Master of Orion original é um clássico, é um daqueles jogos que nunca irá envelhecer porque está em quase todos os 4x que jogámos depois dele. Conhecem aquele mito que o Ghengis Khan… ah… espalhou a sua semente por tantas mulheres que hoje em dia 1 em cada 200 homens pode traçar a sua ascendência até ele? É mais ou menos a mesma coisa, possivelmente 1 em cada 3 jogos 4x tem algo que é inspirado ou copiado ou baseado em Master of Orion.

Agora… pouco se sabe o que a Wargaming e NGD Studios estão a fazer com este jogo. Manter a jogabilidade e simplesmente “melhorar” os gráficos para 3D, interface e a música como é anunciado no seu site? Será que vão modificar os planos para 3D em vez de ser apenas bidimensional? Vão adicionar ou retirar raças? Vão incluir de certeza o online? Acredito que este último, sim. Vão fazer o quê de certeza? Não sei…

Cruiser_boiiiiii

Sei que o original é um jogo tão bom que vai ser preciso eles esforçarem-se a sério para o estragar, portanto vou ficar aqui, sentadinho à espera de novidades e que saia um jogo que me agrade.

Forma.8

Primeiro ponto e antes de seja o que for, este jogo apenas não está previsto ser lançado para Android e 3DS, de resto, tudo o que é consola actual, ou computador vão poder instalar a aventura da pequena sonda Forma.8.

4

Eu sinceramente acho muito bem que a WiiU seja agraciada pela presença deste jogo até porque os próprios developers admitem que ele segue uma fórmula metroidvania.

Ao contrário do anterior que apenas pude observar vídeos, tive oportunidade de controlar esta bolinha durante algum tempo, enquanto falava com Mauro Fanelli da Mixedbag. A inspiração do jogo é realmente os antigos Metroid e Castlevania que a nossa geração cresceu a jogar. O início sem habilidades especiais para ir explorando, ganhando novas capacidades e posteriormente voltar para aqueles pontos inacessíveis é algo característico desses jogos e é reproduzido aqui em Forma.8. Outro ponto de homenagem é a falta de diálogo, tal e qual como nos jogos dos anos 80, é apenas com base na imagem e no som que nos podemos guiar. O planeta vai providenciar cenários, adversários e puzzles diferentes onde vamos ter que orientar a nossa pequena bola até ao seu destino.

5

Forma.8 é uma das minhas pérolas indie que eu não fazia ideia que existiam, daqueles pequenos tesouros que se encontra nos corredores da Gamescom, quando menos se espera.