Hoje apetece-me falar de avanços, daqueles que fazem a espécie andar numa direcção específica, pode ser para a frente, pode ser para o lado ou para cima ou até para trás, mas que faz mudar algo. O mundo tecnológico é muito parecido com o mundo animal em alguns aspectos, existem espécies que evoluem, espécies que se adaptam, espécies que se extinguem. Ao contrário do que maior parte das pessoas pensa e diz, a sobrevivência não é dos mais fortes, Darwin nunca disse isso. Assim como Hamlet não diz: “To be or not to be” com uma caveira na mão, essa fala é no Acto III Cena I, a caveira na mão é na cena do cemitério Acto V, Cena I. Ninguém diz: “Play it again, Sam” em todo o Casablanca. Dizem: “Play it, Sam. Play As time goes by”, ou: “Play it! You played it for her, you play it for me…”. Darth Vader, não diz: “Luke… I am your father”, diz: “No!… I AM YOUR FATHER!”.

O que Darwin diz é que a sobrevivência é dos mais aptos, daqueles que conseguiram dar um passo na altura certa. Não é preciso ser mais forte, ou maior, é preciso ser mais prático, mais inteligente e dar o passo certo na altura certa. E enquanto muitos vão criticar e dizer que é o meu fanboyismo activado pelo aniversário do Mario (sim, porque ele é só Mario de nome, Super é um titulo. Isso é como aquele pessoal que exige que os tratem por Doutores e Engenheiros, não entendem que há uma diferença entre Titulo e Nome…) e a nomeação do novo presidente da Nintendo, e todos os rumores que estão constantemente a sair nas “notícias”, eu acredito piamente que practicamente todos os avanços úteis, práticos e consideráveis na industria dos videojogos vieram por parte da Nintendo. Leiam até ao fim, pensem no que vou escrever, ou já escrevi quando vocês lerem? Hmmm… isto do tempo é um pouco estranho.

Bem… leiam, pensem, e depois vão buscar as vossas pedras para me atirar e terei todo o prazer de debater a minha opinião convosco, desde que seja argumentada de uma forma civilizada e educada.

Deixem-me já tirar um dos argumentos dos Xboxers e da nação Playstation do caminho. Ou vários. Gráficos, jogos exclusivos, gráficos, vendas, gráficos… Sim, a Xbox e a Playstation tem exclusivos e gráficos “melhores” que a WiiU neste momento, mas não é isso que eu vejo como sendo superiores.

Vamos ver as coisas de um ponto de vista evolucionário. Tubarões, um animal que para mim é o exponente máximo da evolução, basta pensar que ao contrário dos outros, practicamente não evoluem desde os tempos pré-históricos. Vamos eliminar o PC da espécie, o Grande Branco. O Tubarão Mako é o mais rápido de todos conseguindo nadar a 80km/h, o Tubarão Touro tem a mordida mais potente, o Tubarão-Martelo tem um sistema de detecção electromagnética que os outros não têm. A velocidade, força ou excentricidade faz de um superior aos outros? Não, porque o que aconteceu foi que cada um evoluiu aquilo que para ele era melhor. Assim como nas consolas, cada uma é melhorada ou melhora algo da sua espécie como lhe convém.

Contudo tem que existir uma, aquela que dá o primeiro passo na sua espécie, que realmente inova, que arrisca, assim como aquela criatura que saiu da água e trouxe a vida para terra seca, ou aquela que trepou árvores, que criou asas, fez instrumentos, andou em duas patas… e para mim, essa entidade é a Nintendo.

Já pararam de refilar e chamar-me nomes? Querem continuar a ler ou não? Eu não estou a dizer que as outras companhias não fizeram e fazem coisas interessantes, não estou a dizer que nenhuma dessas companhias evoluem de uma maneira positiva, mas estou a dizer que a Nintendo é a verdadeira inovadora da indústria, e contra isso há poucos argumentos que possam ser feitos.

Quem é que meteu consolas em casa? Nintendo! Quem meteu o D-Pad numa consola? Nintendo! Quem meteu os quatro botões do lado direito e gatilhos no comando? Nintendo! Quem meteu comando analógico? Nintendo! Quem meteu vibração nos comandos? Nintendo! Motion Control? Nintendo!

Controller

Essa imagem é das coisas mais parvas, que já vi. O comando da N64 era ergonomicamente perfeito e confortável, não era para três mãos porque como qualquer jogo de qualquer consola ninguém usava o D-pad e o analógico ao mesmo tempo, ou segurava-se o comando pelo centro ou pela esquerda. Hoje em dia todos têm dois comandos de cada lado e eu continuo só com um polegar em cada mão. O da Gamecube? Limite de botões? A sério? O comando da Xbox tem mais 4, contando com R3 e L3. E os da Wii? Chama-se inovação, é preciso fazer algo diferente, também posso mostrar que quase todos os outros vão “beber” inspiração aos seus comandos.

controller_evolution

Mas querem mais? Formato de Plataformas Side-Scroller que ainda hoje é utilizado? Mario, Nintendo! Tecnologia visual? Mode 7, Mario Kart, Nintendo! Jogabilidade 3D? Super FX Chip no StarFox da SNES chega ou parecido dizer algo sobre Mario64!

Mais? Consolas portáteis: GameBoy, GameBoy Colour, GameBoyAdvance puseram os jogos nas nossas mãos em qualquer local! Jogar em dois ecrãs? Loucura! Nintendo! Ecrã táctil? 3D? Nintendo! Avatar próprio? Nintendo!

Portateis

Sim, têm falhas, sim tiveram algumas que foram um fracasso como o Virtual Boy, sim as outras empresas pegaram em quase tudo e limaram arestas, poliram a capa, retocaram o desenho, mas quem é que colocou isto no mercado? A Grande N! Tal como aquele animal corajoso que nadou para fora do mar, se a Nintendo não o tivesse feito duvido que qualquer uma das outras o fizesse. Riscos não são para todos. A Boeing é a maior companhia produtora de aviões no mundo, isso é inegável. Mas inovam? Nem por isso, a Luftwaffe que construiu o primeiro avião a jacto, o Heinkkel V1, na segunda grande guerra, a BAC que construiu o Concorde, esse sim inovaram. Os aviões já tinham sido inventados, mas esses fizeram algo diferente, que de uma maneira ou outra foi copiada por outros. A motocicleta foi inventada muito antes, mas a BMW com a sua R80 G/S deu um passo inovador ao criar a primeira moto Off/On-Road. Hoje não existiriam Africa Twins, KTMs e outras. Os exemplos de verdadeira inovação, são vários, e ao mesmo tempo, os verdadeiros inovadores são poucos.

Sou um fanboy da Nintendo. Não nego, não tenho paciência para hipocrisias. Os meus argumentos podem ser fundamentados por quem lançou primeiro produtos com essas particularidades e quem as copiou. Não vou ser como os devotos daquela marca de produtos habitualmente brancos e com um símbolo de fruta, que se diz inovadora mas que todos os últimos lançamentos são iguais ao anterior mas com um pequeno “melhoramento”, ou às vezes nem isso?

Sou um fervoroso Nintendista, mas não a defendo cegamente, há várias coisas que me desagradam sobre ela, mas a César o que é de César, e é nestas alturas, que como em todos os anos oiço que a Nintendo vai à falência, a Nintendo está nas últimas e vai tentar uma última hipótese com uma consola nova, sem Iwata é que a Nintendo vai abaixo, prejuízos, não tem lucro, não está na corrida da “última geração”… Se eu tivesse 5 euros sempre que leio ou oiço que a Nintendo vai à falência…

Oiçam, a Nintendo tem mais de 100 anos, já se adaptou, sobreviveu a guerras bélicas, financeiras e de consolas, já vendeu cartas de jogos e consolas, lutou com a SEGA, com depressões financeiras, e ainda cá está, pode não ser a mais forte, mas por ser a mais apta. Força e tamanho não é tudo. Se fosse era o elefante o rei da selva e não o leão.

Mas esta é só a minha opinião, e os meus argumentos, debatam, discutam, investiguem… Sejam Darwininstas e provem que estou errado quando vos mostro um Ornitorrinco! (Nota adicional, quando o Ornitorrinco foi apresentado como uma nova espécie ninguém acreditava que era real, vamos ser sinceros, é um animal ridículo que parece que foi montado de peças suplentes de outros animais, portanto percebo. Mas depois provaram que ele existia mesmo.) Façam-me o mesmo, mostrem-me que as outras é que deram os passos de evolução, e eu retiro o que disse.