At first I was afraid I was petrified

Kept thinking I could never live without you by my side

But then I spent so many nights thinking how they’d do me wrong

And I grew strong, and I learned how to get along

Nós, os seres humanos, temos manias. Montes de manias que se tornam modas. Não de roupa mas de estilo, especialmente na cultura pop. Durante anos na TV, muito por culpa do sucesso do C.S.I foram séries de “polícias”, no cinema neste momento há um boom de super-heróis, na politica a corrupção, nos romances, primeiro os mágicos e feiticeiros, depois vampiros e a seguir o bondage e S&M em intensidades variáveis, e isto vai e vem, mas há uma moda que tem vindo a manter-se ao longo dos anos que é a moda dos zombies.

And now they’re back, from out that space

They just walk in to find me here with that empty look upon their face

I should have secured that stupid lock, I should have thrown away the key

If I had known just for one second they’d be back to bother me.

Como em tudo, mesmo uma coisa boa pode ser em demasia e eu já estou farto de zombies. Ele é séries como The Walking Dead, Fear The Walking Dead, Ash Vs Evil Dead, In the Flesh, IZombie, é livros como Pride Prejudice and Zombies que está a ser transformado num filme para se juntar ao World War Z, Warm Bodies, e Scouts Guide to the Zombie Apocalipse (O.K. este confesso que estou ansioso por ver) e depois, é os jogos, Zombies, Zombies, Zombies e mais Zombies. Nem preciso de escrever nenhum título porque garanto que para cada Zombie que escrevi vocês conseguem pensar num.

iZombies

iZombie apocalipse

I Shall Remain (ISR), da Scorpius Games, é um action/survival/RPG de vista isométrica que nos coloca no típico ambiente pós apocalíptico com zombies, armas e ambientes escuros. Por um lado é mais um, como muitos outros, por outro tem os seus altos e baixos que o separa dos demais, porque em vez do habitual futuro próximo ou longínquo pós apocalíptico que estes jogos nos colocam, ISR leva-nos para um passado alternativo, onde Nazis conseguiram infectar o território dos E.U.A com um vírus Z0M81 *revira os olhos enquanto escreve* e conta a história de dois irmãos que tentam sobreviver neste ambiente.

Now I must go, walk out the door

Just turn around now, ‘cause it’s not safe here anymore

Aren’t they the ones who tried to hurt me with their bites

Did you think I’d crumble? Did you think I’d lay down and die?

Existem positivos e negativos neste ISR, e não tenho a certeza se equilibram o jogo ou pesam mais para a positiva. O jogo é lento e o texto de exposição, é aborrecido. Graficamente não é mau, mas também não é uma maravilha visual, apesar das partes no escuro (para tentar criar um ambiente mais tenso) com a lanterna são parvas e quase mais valia jogar às cegas porque não se vê nada na mesma. Quanto à lentidão não é só o progresso do jogo é a própria movimentação do personagem, manobra-se tão bem como um barco em terra, ou um carro sem brecagem. Ele está em Early Access portanto pode ser que ainda venham a corrigir isto para a frente.

Oh no, not I, I will survive!

Oh as long as I know how to run, I know I’ll stay alive

I’ve got all my life to live, and I’ve got all my fight to give

And I will survive, I will survive!

O ambiente é bom, não é assustador nem nada que se pareça, não é daqueles jogos que nos suga o calor todo e arrepia a pele quando jogamos, mas é bom e muito por causa do seu melhor aspecto que é a música. Igualmente, o vírus Z0M81 *revira os olhos*é aerotransportado, portando o nosso personagem está infectado e tem que constantemente tomar um soro para não sofrer a transformação, e o soro tem que ser feito a partir do sangue dos zombies porque… ciência! E tem que dormir, algo habitualmente esquecido nestes jogos, aqui é preciso descansar. E quem diz o nosso personagem diz os seus amigos, pois aqui podemos recrutar companheiros, equipa-los, e sobreviver em conjunto. Onde é que eu já vi isto?

ISR 3

Qual é a minha opinião final sobre I Shall Remain? Não é um mau jogo, mas também não é um bom jogo, se calhar porque eu já estou um bocado farto do estilo e no que diz respeito a matar zombies de um ponto de vista pseudo-isométrico já joguei melhor estes últimos meses. Numa lista de jogos considerável para jogar, este não fica no top 10 de jogos novos, ou antigos com os quais prefiro passar o meu tempo.

ISR 1

You’ve got red on you!