Esta é A Melhor Entrevista de Sempre.
David Andrade é o diretor criativo de Guardians of Arcadia, um jogo que tem gerado polémica a nível internacional nos últimos meses devido a alegações de roubo de propriedade intelectual. Fabula Epica, o estúdio que está a desenvolver jogo, não terá pago à ilustradora Monica Cabral a tempo e horas, terá tentado não lhe pagar, terá usado o seu trabalho ilicitamente, e ainda lhe terá feito ameaças, segundo a artista. O caso enfureceu o público e tem sido seguido de perto pela imprensa de jogos.
David aceitou o nosso convite para ser entrevistado.
David Andrade: Eu expliquei-lhe: como é que faço promoção de um jogo sem os desenhos dos personagens? Há que haver consistência. Mas ela não entendeu.
Isaque Sanches: Então mas, para todos os efeitos, estás a dizer que violaste aquilo que tinhas combinado com ela?
David Andrade: Sim, inconscientemente. Sim.
Isaque Sanches: Inconscientemente?
Comecemos do início.
Isaque Sanches: David, como é que a tua equipa tem reagido à controvérsia?
David Andrade: Ninguém estava à espera disto. Ficaram chocados. Não comigo, mas com a situação. Alguns ficaram indignados porque há muitas alegações que não são verdade.
Isaque Sanches: Quem é Monica Cabral? Por palavras tuas.
David Andrade: Monica Cabral era a character designer do projecto. Foi quem desenhou as personagens principais de acordo com o que estava no papel.
Fui direto ao assunto. Isaque Sanches: Usaste o trabalho dela sem permissão?
David Andrade: É uma situação complexa.
A equipa é composta por David Andrade e Pedro Maranhão, dois portugueses, Paulina Riva, da Argentina, Chris Kula, dos EUA, e Aleksandra Sebastian, da Polónia. O jogo foi recentemente aprovado para a loja digital Steam, e está a ser desenvolvido desde 2012.
No início, conta Andrade, Monica aceitou trabalhar a troco de royalties, uma vez que o jogo desse lucro. David Andrade: Ela queria entrar na indústria dos videojogos, mesmo se o jogo falhasse comercialmente ficava com experiência na área e algo no seu portfólio.
Monica entretanto saiu do projeto. David Andrade: A demo estava quase concluída e pedi-lhe se me podia ceder o artwork que tinha feito, porque senão teria de começar tudo de novo. Ela disse-me que cedia o trabalho dela gratuitamente, sob o acordo de não usá-lo promocionalmente. E claro, aceitei.
Isaque Sanches: E onde é que entra o dinheiro nesta história?
David Andrade: Depois de me ter cedido a arte, pedi-lhe ainda para desenhar o vilão do primeiro episódio e alguns soldados. Obviamente pediu-me um valor, e eu aceitei. Paguei metade, mas quando ela terminou o trabalho, tive um problema financeiro e pedi-lhe um adiamento.
Mas Monica conta outra visão dos factos. Isaque Sanches: Ela acusa-te, por exemplo, de te teres chegado a rir quando ela te pedia para ser paga; acusa-te também de a teres ameaçado de lhe fechares portas a nível profissional, em troco do seu silêncio. O que é que ela quer dizer com isso?
David Andrade: O problema foi não termos feito qualquer tipo de registo sobre o acordo. Um email ou um contrato. Nós falávamos maioritariamente por Skype. Na altura que podia pagar-lhe, notei que me tinha bloqueado. Até podia ter pago com os mesmos dados de pagamento, e até o tentei fazer, mas os dados de pagamento já eram outros (outro email de PayPal).
Entre as várias acusações que fez, Monica chegou a escrever publicamente que tem logs de Skype entre ela e David que nunca iria publicar, para não deixar o estúdio mal visto. David Andrade: Em relação às alegações de fechar-lhe as portas profissionalmente: Quem sou eu para fazer isso? Não sou ninguém de renome na indústria para fazer tal coisa. Ela magnificou o problema de tal forma que até eu fiquei chocado.
Monica Cabral tem vinte e seis anos, tem pais portugueses, mas nasceu e vive no Canadá. David Andrade: Sabes qual foi o problema dela? Quando ela saiu, foi quando o projeto se desenvolveu mais, e quando estivemos no Iberanime.
O Iberanime LX é um festival lisboeta de cultura pop japonesa. David Andrade: Ela viu as fotografias e não gostou de termos a usado o artwork dela em posters e folhetos.
Isaque Sanches: Artwork esse que, segundo tu próprio, ela cedeu desde que não fosse para promoção?
David Andrade: Sim, mas eu expliquei-lhe: como é que faço promoção de um jogo sem os desenhos dos personagens? Não iria usar modelos 3D que ainda por cima estavam em desenvolvimento. Há que haver consistência. Mas ela não entendeu.
Isaque Sanches: Então mas, para todos os efeitos, estás a dizer que violaste aquilo que tinhas combinado com ela?
David Andrade: Sim, inconscientemente. Sim.
Isaque Sanches: Inconscientemente?
David Andrade: Na altura estava tão entusiasmado com o progresso, que me esqueci desse pequeno detalhe de não usar o artwork dela para promoção. Não foi intencional.
Guardians of Arcadia também foi alvo de um takedown de DMCA (lei de copyright dos EUA). Isaque Sanches: Ainda há a questão do DMCA, que Monica não refere no blog dela. Está relacionado com este assunto?
David Andrade: Fez uma denúncia a uma entidade reguladora, que atuou. A partir do momento que o post dela se tornou viral, decidiu acabar com o projeto, mesmo tendo ela investido pessoalmente.
E assim acaba a quinta edição de A Melhor Entrevista de Sempre. Abrutamente. Até à próxima.
David Andrade: Ninguém que trabalha aqui teve um problema de pagamento. Daí o choque da equipa.
Comments (3)
Esqueceram-se de mencionar que 3 dias depois houve um acordo com a artista e tudo acabou bem. Onde está o resto da entrevista?
Isso ficou muito mal explicado, porque terminou abrutamente?
@Pedro Fernandes, @Davis5988
Este é o formato que Melhor Entrevista de Sempre tem seguido desde a sua primeira edição. Como título e a imagem sugerem, o foque não é o entrevistado, mas o conteúdo do diálogo. É apresentado um trecho (ou vários) de uma entrevista, num estilo experimental improvisado; a rubrica tenta ser densa e curta, começa e termina sem formalidades, justificações, ou suavismos, com uma certa violência estilística, tentando distanciar-se de moldes convencionais.
Houve um acordo entre as entidades, de facto, mas esse facto já há alguns meses que é do conhecimento público.
http://www.eurogamer.pt/articles/2015-07-13-controversia-resolvida-no-rpg-portugues-guardians-of-arcadia