Para preparar o ambiente:

Westerns…quem não gosta de uma boa cowboiada? Cóboiada? Vaqueirada? Bom, isto já está a entrar noutros campos, vamos manter o inglesismo Western para evitar confusões.

A Fistful of Gun (FoG para os amigos) é um arena shooter, pixelart, action, e outras coisas como são definidas no Steam. No Steam ou na Steam? Alguém me pode esclarecer isto porque eu fico sempre na dúvida? Obrigado.

Continuando… FoG na verdade é um caos, é luzes e cor, e movimento e possivelmente o pior pesadelo de alguém que sofre de epilepsia (sem querer ferir susceptibilidades mas a sério, acho que o jogo devia vir com disclaimer), para quem como eu acha que um duelo no longínquo e árido oeste americano é algo assim e é o que se encontra neste jogo?

Não é o que encontramos em FoG. Em FoG é mais assim:

FoG1

 

E assim:

Fog2

Mas é super divertido, portanto vamos é ver o que é FoG num ponto de vista puramente técnico?

Não, não vamos porque não me apetece. Vou apenas falar de alguns aspectos mais interessantes dele, como o facto de ter um modo Arcade, Campanha e Multiplayer online ou local. E enquanto os dois primeiros são engraçados e tal, é  no Multiplayer com até 10 jogadores que o jogo mais ganha porque aí a confusão é geral, mas gratificante. A maior parte das vezes estamos mais atentos aos nosso aliados e a tudo o resto que ao nosso próprio personagem e isso não importa.

Falando nisso há 11 para escolher, cada um com a sua arma e modo de jogo diferente.

FoG3

Outra grande particularidade de FoG é a sua alteração de modo de jogo. Comando ou teclado e rato é uma opção básica num jogo hoje em dia. Ter mais que um personagem, no qual um usa caçadeira e outro usa pistola também, mas quando combinamos as duas e nos metem à mistura modos de jogar diferentes? Aí sim, as coisas ficam interessantes. Por exemplo, um personagem que use uma caçadeira de dois canos se jogarmos com teclas e rato, cada botão do rato é um cano. Click para disparar, click para recarregar. Se usarmos comando seria o mesmo sistema com os botões. Já um que tenha um revolver, com rato no botão esquerdo dispara, botão direito recarrega quando gastamos os tiros (6-clicks para cada). Já com o comando, o analógico direito é usado para disparar (inclinar na direcção que queremos disparar) e botão A para recarregar. O dos explosivos, um para colocar e armar, outro para rebentar, o da Gatling rodar o analógico direito para disparar, e esperar para recarregar, o da carabina, direito no rato para disparar, esquerdo para recarregar…

 

Portanto para acabar esta opinião: acho que este jogo é muito giro para destressar, não é uma coisa com conteúdo incrível mas para desanuviar está no ponto certo.

Além disso, vamos fazer as contas: 11 personagens com 2 modos de jogabilidade para cada um…

11 vezes 2… mais 11 vezes 2… electricidade… beterraba… dá 28 anos!

Quer dizer… 44! 44 maneiras de jogar? Se isto não é uma pepita de ouro no mundo dos jogos? Não sei o que é?

A sério… não sei mesmo o que é uma pepita de ouro no mundo dos jogos…