Apenas ao investigar muitos dos hacks de cartuchos de NES é que me vou lembrando de muitos dos jogos que por empréstimo lá iam parar a minha casa nos Anos Dourados da Family Game e das lojas dos indianos. Estávamos em 1993 ou 1994 quando eu via com algum entusiasmo o Super Mario Kart a ser exibido na SNES no Ecomarché de Telheiras e salivava por poder jogá-lo. Quando, nas célebres trocas e empréstimos que qualquer miúdo do início da década de 1990 se lembra, um vizinho apresentou este cartucho para empréstimo

kartfightercart041908

eu fiquei embasbacado. Ia finalmente poder jogar o célebre jogo de karts de um dos meus personagens favoritos.

Nota: lembrem-se que à época a destrinça entre o que era real, pirateado, clonado, era completamente desconhecido para qualquer um de nós. O Super Mario Kart existir num clone da NES é tão plausível quanto o Sonic. Mas isso é assunto para outro Ataque dos Clones.

kart_fighter___revamped__sprite_edit__by_perezman-d8ik6ly

Kart Fighters foi um duplo engodo para os miúdos que tal como eu ansiavam jogar Mario Kart. É que este hack não-oficial produzido pelo estúdio Hammer Team a relação que tinha com o karting era mesmo só o nome, que em tudo o resto…bem…não era mais do que um 2D fighting game com os personagens do Mario. Como já disse em diversos momentos, o número de jogos que eu tinha era reduzido, e por isso deliciava-me com tudo o que pusesse as mãos. E foi por isso que joguei incessantemente este Kart Fighters durante uma semana, até o seu dono mo pedir de volta.

Usar o Toad para assentar umas valentes tareias no Mario, ou vingar tantos anos de medo com a Peach a pontapear o Bowser, é algo que nenhum miúdo esquece. Até chegar o Super Smash Bros uns anos depois. Terá sido Kart Fighters a sua inspiração?