Isto está carregado? [Aponto para a arma] está?
Teste.
Som.
Som.
Teste.
Som.

Som.
Está ligado?
Som.
Está? Não oiço nada.
Hmmm…
Som.
Som?
Está? OK.

Olá a todos e todas. É com um enorme prazer – enorme e intenso, quase sexual – que anunciamos ao mundo luso que a Altera Game Jam acabou de começar. Uma salva de palmas, se faz favor.

Screenshot 2015-11-10 19.06.28

Obrigado. Não agradeço por mim, mas pelos participantes. Vocês aí também, palmas; ponham o dispositivo no chão, ou pousem-no assento, levantem-se e batam palmas.

São exactamente dezoito horas e quatro minutos e trinta e dois segundos de 20 de Novembro de 2015. A Altera começou oficialmente há trinta e quatro segundos, às 6PM. Uma game jam, em Portugal, é mais ou menos como os Jogos Olímpicos dos videojogos.

Vamos oficializar isto. Vou pedir para me desligarem o som. [Pego no revóvler, aponto para o céu], vamos a isto.
[Disparo].
Som? A indústria está a mudar. Estão a surgir novas caras, talento de todos os cantos do país, de todas as idades; estamos a viver um novo grande boom da indústria neste país, e nenhum movimento deste género existira sem este tipo de eventos. Não quero falar de causa e efeito, mas acho que não é um disparate de falar de correlação. Ainda são poucos, quer os eventos, quer os devs, mas são cada vez mais.
[Cai um animal ao chão]. Matámos uma coisa que andava aí a voar; acontece. Este ano a Rubber Chicken está oficialmente a apoiar a Altera e, se Deus quiser, hoje começa um novo capítulo na história do site. Fazer game jams parece fácil, mas não é: e todos os anos surgem novas iniciativas deste género, mas nem todas são boas. Chegámos a um ponto em que é fundamental distinguir e louvar quem faz isto bem.

A Altera é a primeira game jam na História que conta com o nosso selo de qualidade. A primeira, esperemos, de muitas.

Official Rubber Chicken Seal v2

O selo é este. Lembrem-se deste selo. Gravem este selo na mente. Se tudo correr bem a Global Game Jam Portugal, que acontecerá em Janeiro do próximo ano e que sabemos que também organizada por profissionais de confiança, contará também com esse selo.

[Olho para o cadáver]. Este animal tem duas pernas, dois braços, e é uma pessoa. Alguém que lhe procure a carteira e traga-me o BI. [Dão-me o BI para as mãos]. Como é que se chama esta pessoa? [Leio]. Ah. Afinal este animal, que de vez em quando andava por aí a pairar sobre nós, é o Preconceito de Que Não Se Fazem Jogos Em Portugal. Surrealismo; subtileza; gostaram? Mais palmas.
Continuando – vamos estar este fim de semana na Lusófona a documentar o evento com os Critic Play. Quem quiser acompanhar em directo dê um salto ao canal de Youtube deles. Para a semana haverá também uma apresentação aberta ao público dos jogos criados aqui na Altera, por isso estejam atentos; vemo-nos lá.

Acho que é tudo. Mais palmas. Mais euforia. Acho que é tudo, despeço-me; acho que vou esvaziar este revólver.

Som, por favor? [Aponto para o céu, disparo cinco vezes].
Voltaremos a falar; até então.