Produzido pela Image and Form Games e lançado hoje, dia 10 de Dezembro para a Nintendo 3DS SteamWorld Heist é um dos melhores jogos do ano na minha opinião. É daqueles jogos que eu posso considerar obrigatórios para quem tem a consola. Para quem não tem a consola, vá comprar uma 2DS ou 3DS, ou New 3DS e comprem o jogo, assim deixam de ter desculpas. Ou podem esperar que seja lançado em outras plataformas, mas eu não fazia isso, este jogo é excelente na portátil. É aquele tiro certeiro na mouche, é uma obra quase perfeita no geral. Digo “quase” porque ainda não encontrei nenhuma falha, só que não acredito em perfeição mas que tudo pode ser sempre melhorado, mesmo que só um pouco.

SteamWorld_Heist_3D_Screenshot_03_Boss

Steampowered Robots!

Robots movidos a vapor num mundo pós-apocalíptico alternativo. Mas com personalidade, com conteúdo, com piada. Essa é a base na qual se constrói este jogo. Se alguém jogou SteamWorld Tower Defense ou SteamWorld Dig conhece bem a premissa, quem nunca jogou, vá jogar! Ou jogue este primeiro, tanto faz. Mas joguem aos outros também.

SteamWorld Heist coloca-nos no comando de um bando de robots em pequenas missões nas quais os objectivos variam mas no final, quanto mais loot ou swag como é chamado aqui for possível apanhar sem perder membros (que depois são reconstruídos mas sem ganhar XP) é o melhor. Parece simples? Sim, mas não é.

SteamWorld_Heist_3D_Screenshot_10_Inventory

Chapéus! Há montes de chapéus para apanhar!

Uma arte perdida no mundo é a de fazer algo extremamente complexo parecer simples. Combinar 15 sabores num prato que parece ter apenas 4 ingredientes, não é fácil, é preciso mestria para o fazer. E este jogo consegue isso!

Para um principiante é fácil e acessível, mesmo para quem não gosta de jogos turn-based tem um encanto que ajuda a entrar levemente no ritmo. Para um jogador experiente é desafiante, no mínimo…

SteamWorld_Heist_Promo_Art_02_black

Quem é que eu estou a tentar enganar? Este jogo é ******! É mesmo difícil! Ao ponto de eu estar a jogar em normal e muitas vezes sinto-me tentado a descer para fácil para conseguir apanhar tudo sem perder nenhum membro da tripulação, em vez de acabar a missão com metade dos itens apanhados e um membro, com 1 ponto de HP. Já aconteceu, mais que uma vez. E nem sequer dá para ir lá outra vez a pensar que conseguimos fazer melhor uma segunda vez, porque a nave já está diferente e os inimigos noutro local. São randomly generated.

Como eu só quero fazer uma antevisão do jogo para quem o quer comprar já, vou colocar aqui os pontos fracos e fortes que encontrei até agora, nas 5 a 6 horas de jogo que tenho ainda me faltam muitas mais.

Pontos fracos:

Nope, nothing there, keep looking!

Pontos fortes:

  • O que já disse acima,
  • Variedade de armas e personagens que são mesmo diferentes e influenciam a estratégia,
  • Skill-based, nós apontamos as armas e fazemos os trick-shots, é como snooker, mas com robots a explodir,
  • Banda sonora dos Steam Powered Giraffe!

Opinião final: