Depois da paternidade/maternidade começamos a olhar para a nossa casa, para a rua, para o supermercado e para todos os ambientes onde vamos com os nossos filhos como potenciais locais de perigo. É o normal para qualquer pai e mãe preocupados: onde um adulto solteiro e sem filhos vê uma mesa, um pai ou uma mãe vêem uma série de arestas mortíferas e sanguinárias. Falo por experiência própria: desde que fui pai que sempre que chego a qualquer sítio activo um sistema VATS para medir a perigosidade de cada elemento. Ser pai dá-nos superpoderes. Envelhece-nos é rapidamente pelo peso das preocupações.

VATS

Uma pessoa aleatória num supermercado, vista por um pai patologicamente preocupado

E foi com base numa piada sobre os bebés e a segurança dos diversos ambientes que o game developer Joe Williams criou como brincadeira um pequeno jogo assimétrico para dois jogadores em que um controla um pai preocupado que tem de salvar o seu rebento, e o outro que controla o bebé e cujo objectivo é conseguir de alguma forma…matar-se.

O tema parece mórbido, mas parece-me uma eficaz metáfora para as dificuldades e as tensões de tomar conta de um bebé. Who’s Your Daddy é o nome do jogo que começou como uma pequena piada e que entretanto resultou numa campanha de sucesso no Kickstarter, e que  será publicado no Steam no início do ano. E podem fazer download do jogo aqui.

photo-original

Who’s Your Daddy brinca com humor negro sobre preocupações e situações, infelizmente reais. E servirá acima de tudo para que todos os jogadores sem filhos percebam os cabelos brancos precoces de todos nós, que já fomos pais.