set_titanic_640

Titenic. A primeira vez que me cruzei com este título pensei que estava a cruzar-me com uma paródia pornográfica do famoso filme de James Cameron. Mas isso era o Bitanic, onde um jovem bissexual decide experimentar tudo o que tem direito a bordo de um cruzeiro de luxo.

Titenic, mais uma excelente criação da Hummer Team é um dos clones mais raros que podemos encontrar. Lançado em 1998, num período em que na Europa (e em especial em Portugal, onde as Famiclones venderam como Francesinhas na Ribeira do Porto), o jogo vem incluído num multicard que diz simplesmente Hacker 15-in-1, Heroine 15-in-1 ou ABAB 3-in-1, ou mais recentemente em cópias chinesas com um rótulo de Titanic.

Esta capa demonstra logo que tem um jogo sobre o Titanic lá dentro não é?

Fifteeninone

 

ap_titanic_movie_leo_kate_winslet_thg_120403_wmain

Façamos um exercício de criatividade: se tivéssemos de criar um jogo não-oficial do Titanic para as Famiclones, que género faríamos? Uma aventura-gráfica? Um jogo de estratégia naval? Um date simulator? Um tycoon? E porque não seguir a sugestão da Hummer Team e fazer um side scrolling beat’em up? É que pouca coisa me traz à memória uma valente dose de porrada do que as 3 horas do monumental blockbuster que tem como banda-sonora o tema mais overplayed da história, e que pertence à minha cantora favorita de sempre, a Céline Dion.

Uma pausa para My Heart Will Go On.

Neste simpático jogo de seu nome Titenic (indago-me sobre o porquê da gralha no título? Será que os autores tiveram uma súbita dose de consciência e sentiram-se mal em estarem a criar um jogo falso sobre um jogo tão mediático? Numa entrevista recente, algumas destas respostas foram elucidadas) podemos jogar com o Jack nos níveis que antecedem o naufrágio e com a Rose após o afundamento do Titanic. Ou do Titenic.

Saltar, agachar, dar murros e pontapés a pessoas, animais e bóias salva-vidas, são apenas algumas das muitas maravilhas que preenchem aquele que é o melhor jogo baseado na história do filme Titanic. E que representa bem tudo o que acontece no filme. Só falta, infelizmente, a cena suada dentro do carro. Mas isso é outro tipo de porrada.