Este podia ser um artigo para o Touch Me, mas não é. Contudo tudo em Anode faz dele um perfeito software para o mundo mobile.

O clássico de peças a cair que já jogámos de inúmeras maneiras desde as peças do Tetris a pedras de Puzzles and Dragons, bolas coloridas de Doctor Who: Legacy ou os comprimidos de Dr. Mario é um marco nos videojogos. Cada um com a sua variante mas todos respeitando a mesma base. Anode é mais uma delas.

Anode3

 

Respeitando a origem e marca do jogo “só mais um bocadinho” é daqueles casuais que se fosse levado para o WC só acabava quando a dormência da perna se transforma em dor. Como não é um jogo mobile, para jogar no WC ou transportes públicos, só mesmo se levarmos o laptop. Há algo em Anode, e noutros semelhantes, que agarram pela simplicidade, o que começa como algo para distrair durante 2 minutos, passa facilmente a horas de jogo intenso. Do chamado casual para o que pode ser considerado hardcore. Ou não, depende do ponto de vista.

Mas chega do ponto de vista geral, o que é Anode?

Um jogo casual no qual peças coloridas em algumas formas caem para que o jogador faça combinações para adicionar pontos. Simples, visto, revisto e nada original. Talvez…

Existem algumas diferenças que o tornam mais interessante que o geral. Um anode é “um eléctrodo pelo qual uma corrente convencional passa até um aparelho electrónico polarizado”, o jogo joga precisamente com isto. As combinações de cores não são tão limitadas como é normal.

Anode

Linhas diagonais e transversais permitem que a expansão da combinação seja maior, o facto de umas peças cinzentas triangulares permitirem juntar cores diferentes ajudam a criar um número superior de possibilidades e com isso, uma maior dificuldade: Mais opções, mais calculos, mais distracções e oops, encravou a peça. Outro pormenor interessante é a forma de eliminação das combinações, regra geral nestes jogos ou é uma linha, ou um número mínimo de peças juntas, em Anode é preciso uma peça detonadora. Como se tivéssemos que juntar uma peça de polaridade diferente para que tudo rebente.

Anode2

Anode é um jogo de PC que pode ser o que o jogador quiser desde um escape casual a uma sanguessuga de tempo mas como já disse teria muito mais sucesso numa plataforma móvel.

Com o tagline: Falling Blocks – Chain Reactions só podia acabar este artigo de uma maneira: