Perdidos e Machados #1

Caros colegas, académicos, interessados, arqueólogos, teóricos, construtores, magos, historiadores e inventores e outras coisas do mundo do videojogo, há alturas da nossa vida, em que certo jogo passou por nós, podíamos ser jovens, estar bêbados, ou simplesmente distraídos, mas algo nesse jogo ficou na nossa mente, na nossa alma, e teima em sair, qual farpa de madeira entalada na pele. E por isso, foi criada a nova secção do Rubber Chicken, Perdidos e Machados, onde eu, qual Indiana Jones irei procurar as vossas Arcas da Aliança, explorarei os vossos Templos Perdidos, encontrarei os vossos Santos Graals!

Graais?… … … Gróis?… … Grohls?…

…Copos. Santos copos!

Funcionará de maneira simples. Se existir algum jogo que vocês não se lembram qual é, mas lembram-se de pormenores, enviem-me um email para joao@rubberchickengames.com (com o assunto Perdidos e Machados) e o Professor Machado vai dar o seu melhor para os encontrar. Peço que coloquem o maior número de pormenores que puderem como plataforma em que jogaram, ano aproximado e explicação do jogo.

Para começar isto, durante as férias de Natal, pedi a 7 estranhos na rua para me enviarem um email com os seus pedidos. 3 enviaram,  que irão ser respondidos nas próximas semanas. Isto dará tempo para que vocês leitores enviarem os vossos. Um deles enviou umas fotos não solicitadas, e se fosse a ele, ia ver aquilo ao médico, porque… bem…

Adiante. O primeiro pedido para o Perdidos e Machados é, bem… mais que um pedido. Não vou fazer isto muitas vezes, mas como é o primeiro, vá lá… passa desta vez.

Caro Professor Machado, obrigado por esta oportunidade de me encontrar alguns dos momentos mais marcantes da minha juventude.

O primeiro jogo deve ser complicado. Quando eu era miúdo nos anos 80, todos os outros que tinham computadores tinham o Commodore Amiga, ou o Spectrum, eu tinha um Sharp MZ-700. E nesse computador eu tinha um jogo de corridas de cavalos que jogava muito com os meus irmãos. Só me lembro que se faziam apostas e os cavalos corriam de uma ponta a outra do ecrã. Sei que é pouco mas pode ser que consiga encontrar algo.

Os outros jogos talvez sejam mais fáceis, o primeiro é de Boxe, inicio dos anos 90. Não era o Punch-Out nem nada parecido, jogava-o em PC e era já com um aspecto 3D, os lutadores eram feitos em formas geométricas, por exemplo o tronco deles era um triângulo, as mãos círculos, etc… Adorava esse jogo, gostava de o encontrar de novo para me lembrar das horas que passei com ele.

Uns anos depois, jogava um de puzzles, era simples mas muito viciante, tudo se passava no ecrã e eram dados vários objectos para alcançar um fim, por exemplo rebentar balões. Para isso davam-nos cordas, roldanas, bolas de vários tipos. Alguns objectos estavam fixos no nível, outros podíamos acrescentar ou retirar.

Obrigado

JJ

JJ, obrigado por teres enviado este pedido para o Perdidos e Machados. Primeiro queria que tu, e todos os outros leitores me tratem por tu, não há cá formalidades neste espaço e já chega eu ter alguns dias do mês em que falo sobre mim na 3ª pessoa (não perguntem, só posso dizer que uma aposta é uma aposta e eu sou uma pessoa de palavra). Mas, vamos lá aos teus jogos, sim?

Pelo que tu descreves, acho que um deles é o fantástico (para a sua época) 4D Sports Boxing, e sim era só em 3D. Foi desenvolvido pela Distinctive Software e publicado pela Mindscape em 1991. Corria em sistemas como DOS, Amiga, Atari e outros. O jogo em si, era bem completo, o jogador controlava um lutador e fazia a sua carreira até à luta de campeonato. O lutador evoluía dependendo na nossa vontade e estilo de luta, podíamos evoluir o ataque, a força, a velocidade, e subir nos escalões. No geral um óptimo jogo de luta, que pode ser encontrado em alguns sites de retro gaming.

4D Boxing

O teu último pedido é fácil, para esse nem preciso procurar. O jogo é o fantástico The Incredible Machine. Criado por Kevin Ryan e Jeff Tunnell, e publicado pela Dynamix em 1992.

O jogo consistia em criar invenções Rube Goldberg, assim chamadas em honra do Cartoonista e inventor. As criações Rube Goldberg são maquinas excessivamente complexas criadas através de vários objectos para fazer uma acção simples, como por exemplo o guardanapo automático:

Professor_Lucifer_Butts

O jogo criou uma série de lançamentos até 2001, e foi recentemente reeditado para iPad. No geral as suas críticas não são das melhores, mas por outro lado, tem um séquito de culto, e inspirou vários jogos semelhantes.

Tim

 

 

 

Já o teu primeiro pedido, sim é o *******, mas o meu Google Fu é forte

É forte mas não é mágico. Acredito que o jogo que procuras chama-se Haydock Park, como o próprio campo de corridas de cavalos em Inglaterra e pelas imagens (não de jogo, porque isso não encontrei) da caixa não estou a ver outro. Não encontrei muito sobre ele, a não ser que é da Solo Software, outros títulos como Bank Raid, incluído nessa cassete são mais fáceis de encontrar em sites de emulação, infelizmente não achei nenhuma cópia de Haydock Park.

Haydock Park 1

A primeira expedição, histórico-arqueológica de  vídeo-jogos está completa.

Até à próxima!