-Vocês entram no Steam… lá encontram um jogo.
-Eu faço um “identify” -*enquanto lança um d20*
Saiu 15
-Muito bem… O jogo é Knights of Pen and Paper 2. E agora?
-Compro e jogo!
–Lança um d10
Saiu 2
–Azar… não tens desconto!
Se há uma coisa que eu adoro no Steam, é o facto de permitirem os Indie Devs fornecerem jogos a nichos de jogadores. E é mesmo isso que Knights of Pen and Paper 2 é, um jogo de nicho. E como qualquer nicho, pode e deve ser jogado, provado ou utilizado por qualquer um, mas são os conhecedores que vão tirar o máximo proveito dele.
-Chegaram a uma encruzilhada, tens que decidir se segues pela estrada do caminho seguro do casual play, ou pelo pântano dos perigos do vício hardcore.
Existem vários aspectos curiosos em KoPaP2, um dos meus favoritos é que temos a possibilidade de jogar com uma party toda criada por nós. Todo o jogo é meta, porque nós estamos a fazer roleplay, de um grupo de jogadores que estão a fazer roleplay incluindo o DM, e a sala de jogo, e aqui é onde é mais meta. Portanto, ao contrário de um RPG normal em que criamos o nosso personagem ou a party toda, aqui tem que ser tudo, sem grande pormenor mas mesmo assim com uma camada superior de opção. Portanto o nosso Elf Thief, pode tanto ser jogado por um Rocker como por um Jock ou Cheerleader (as opções são básicas) mas não deixam de ser divertidas e até dão um gosto adicional ao jogo para fazer replay e encontrar as melhores combinações de party.
–Alguém lance um d20 para ver se entendes as piadas…*sai um 10*- com bónus +2 conseguem.
Este RPG por turnos, está cheio de piadas internas e referencias que os jogadores de RPG clássico vão reconhecer à primeira, mas como é um RPG por turnos simples, esta criação da KYY Games é totalmente acessível ao jogador mais inexperiente. Até pode ser um bom jogo para quem quer começar a jogar RPG clássicos para entender a dinâmica da coisa.
Obviamente vão faltar aquelas coisas que dão verdadeiro valor às jogatanas como as discussões acerca do caminho a seguir ou os jogadores típicos como aquele que faz algo que ninguém está à espera e funciona sempre. Ou o que ataca tudo à maluca e tem que ser salvo no final dos combates todos, ou que vai a uma sessão em cada sete, e outros jogadores-tipo. Quem joga sabe de quem estou a falar. Se não sabem quem é o membro do vosso grupo que corresponde a cada um desses, é porque são vocês.
No geral, é um RPGzinho à maneira, mas como tudo no mundo indie, é de nicho com tudo o que isso implica.