Perdidos e Machados #2
Caro Perdidos e Machados, Envio este e-mail porque desespero por encontrar um jogo que experimentei por quinze minutos na minha adolescência (~2000) e não consigo encontrar em lado algum, mesmo depois de inúmeras horas a procurá-lo. O jogo consistia num tabuleiro de xadrez onde as peças tem o aspecto de naves espaciais. Jogava-se contra IA ou outro jogador, só que sempre que uma peça tentava capturar outra, ambas essas peças entravam num campo de batalha espacial onde lutavam para ver quem é que acabava morto, com recurso a armas e à sua capacidade de se movimentar. Agradecia que os Perdidos & Machados encontrasse este jogo, Obrigado.
B. – Algures em Portugal
B… isto ainda vai ser mais difícil que encontrar o Haydock Park da primeira edição, mas pode ser que se consiga algo. Antes de mais nada, obrigado por teres feito este pedido ao Perdidos e Machados.
Infelizmente, um jogo de xadrez em que as peças tem o aspecto de naves espaciais é um bocado vago, nem sequer o facto de teres jogado em 2000 ajuda muito, porque o jogo pode ter sido feito nesse ano, ou alguns antes. Há muitos anos atrás, um amigo meu trabalhava na secção de música da Fnac, e apanhava muito com aquele pessoal que lhe perguntava pelo álbum daquela cantora que dá na rádio, com aquela música “na nan, na na nana na nããããã!”
Estás a perceber?
Mas vamos lá ver se dá para te encontrar esse jogo de Xadrez.
Pelo que dizes isso parece-me ser uma variável do antigo Battle Chess de 1988, criado e distribuído pela Interplay Entertainment para o Amiga, e depois para outros sistemas. Ele teve vários clones e cópias incluindo o seu remake Battle Chess: Game of Kings disponível no Steam desde 2014.
Desses vários clones, é quase impossível descobrir qual exactamente tem uma escolha de peças alternativas que são naves é como encontrar sei lá… uma coisa pouco especifica em algo geral… desculpa, o meu poder de analogias está fraco hoje.
Como podes ver nas imagens seguintes eu realmente encontrei um clone, chamado Chess3D que encontrei num site daqueles que chamo “Sites Bailarina de Ana Malhoa”, aparentemente de fácil acesso e conteúdo grátis, mas a possibilidade de trazer vírus no equipamento é alta. Posso enviar-te o link por email, mas se lá fores é por tua conta e risco.
Não devia fazer isso como bom wingman que sou, mas a esta hora da noite, não se pode ser esquisito.
E é assim, nem sempre se encontra o que se procura, por mais que se tente. Sou bom em pesquisa, mas não sou mágico.
Para pedidos enviem um email para joao@rubberchickengames.com com o assunto “Perdidos e Machados” e o máximo de informação que consigam sobre o jogo em questão.
Nem todos os pedidos serão respondidos, mas o Perdidos e Machados tem intenção de ser um espaço aberto aos exploradores e conhecedores de videojogos, portanto os leitores podem acrescentar hipoteses nos comentários.