Perdidos e Machados #2

Caro Perdidos e Machados, Envio este e-mail porque desespero por encontrar um jogo que experimentei por quinze minutos na minha adolescência (~2000) e não consigo encontrar em lado algum, mesmo depois de inúmeras horas a procurá-lo. O jogo consistia num tabuleiro de xadrez onde as peças tem o aspecto de naves espaciais. Jogava-se contra IA ou outro jogador, só que sempre que uma peça tentava capturar outra, ambas essas peças entravam num campo de batalha espacial onde lutavam para ver quem é que acabava morto, com recurso a armas e à sua capacidade de se movimentar. Agradecia que os Perdidos & Machados encontrasse este jogo, Obrigado.

B. – Algures em Portugal

B… isto ainda vai ser mais difícil que encontrar o Haydock Park da primeira edição, mas pode ser que se consiga algo. Antes de mais nada, obrigado por teres feito este pedido ao Perdidos e Machados.

Infelizmente, um jogo de xadrez em que as peças tem o aspecto de naves espaciais é um bocado vago, nem sequer o facto de teres jogado em 2000 ajuda muito, porque o jogo pode ter sido feito nesse ano, ou alguns antes. Há muitos anos atrás, um amigo meu trabalhava na secção de música da Fnac, e apanhava muito com aquele pessoal que lhe perguntava pelo álbum daquela cantora que dá na rádio, com aquela música “na nan, na na nana na nããããã!”

Estás a perceber?

Mas vamos lá ver se dá para te encontrar esse jogo de Xadrez.

Pelo que dizes isso parece-me ser uma variável do antigo Battle Chess de 1988, criado e distribuído pela Interplay Entertainment para o Amiga, e depois para outros sistemas. Ele teve vários clones e cópias incluindo o seu remake Battle Chess: Game of Kings disponível no Steam desde 2014.

Battle Chess

Desses vários clones, é quase impossível descobrir qual exactamente tem uma escolha de peças alternativas que são naves é como encontrar sei lá… uma coisa pouco especifica em algo geral… desculpa, o meu poder de analogias está fraco hoje.

Battle Chess 2

Como podes ver nas imagens seguintes eu realmente encontrei um clone, chamado Chess3D que encontrei num site daqueles que chamo “Sites Bailarina de Ana Malhoa”, aparentemente de fácil acesso e conteúdo grátis, mas a possibilidade de trazer vírus no equipamento é alta. Posso enviar-te o link por email, mas se lá fores é por tua conta e risco.

Chess 3D 4 !!!!

chess3d-63539-5

Não devia fazer isso como bom wingman que sou, mas a esta hora da noite, não se pode ser esquisito.

E é assim, nem sempre se encontra o que se procura, por mais que se tente. Sou bom em pesquisa, mas não sou mágico.

Para pedidos enviem um email para joao@rubberchickengames.com com o assunto “Perdidos e Machados” e o máximo de informação que consigam sobre o jogo em questão.

Nem todos os pedidos serão respondidos, mas o Perdidos e Machados tem intenção de ser um espaço aberto aos exploradores e conhecedores de videojogos, portanto os leitores podem acrescentar hipoteses nos comentários.