Sempre sonharam em jogar um jogo em que encarnam o papel dos famosos Ghostbusters? Estão fartos dos jogos baseados nos filmes que nunca chegam a cumprir as suas promessas? Pois então o estúdio bumblebee. pode ter a resposta para as vossas preces com GhostControl, Inc.

Já estou a ouvir o tema do Team Fortress 2

GhostControl, Inc. apresenta ao jogador um aspecto retro baseado nos pontos principais de Londres onde, depois de o jogador seleccionar o chefe de equipa, poderá começar a sua caçada.
Com um click o carro da equipa deslocar-se-á ao local da assombração e entramos uma batalha à la turn based tatical RPG, que nos é tão conhecido de títulos como Final Fantasy Tactis e XCOM.

Sinto-me quase lá.

Como podem ver pelo screenshot, há muita coisa que fazer e a acontecer. Primeiro porque o jogo tem um ciclo de dia e noite, o tempo passa e o dinheiro que ganham com as caçadas vai decrescendo porque alguém tem que pagar à equipa. Além disso, podem comprar equipamento, atestar o carro, comprar novas sedes e atender o smartphone para ajudarem vitimas de assombramentos.
Enquanto que na base podem-se fazer upgrades, equipar os membros do nosso esquadrão de defesa contra ectoplasma, com novos fatos e armas, a maior parte da acção passa-se fora dela. Metidos no vosso modesto carrinho, andando de uma ponta à outra de Londres para chegar a uma casa que precise da vossa ajuda, antes de uma das equipas rivais e antes que a vossa gasolina acabe.
Depois de tudo arranjado, esperamos por uma chamada a pedir ajuda e aqui vamos nós.

Quem é que vão chamar?

Quando o comparei aos Final Fantasy Tatics não estava a brincar, estes são o género de jogos aos quais posso comparar GhostControl Inc mais directamente.
O jogo funciona por turnos. A cada turno o jogador move cada um dos seus personagens para mais perto dos fantasmas ou atacá-los com as armas. Quando o turno dos jogadores acaba e começa o dos inimigos, de repente o jogo torna-se ridiculamente difícil porque parece que nunca estamos suficientemente bem equipados para as batalhas. Parece-nos sempre que as nossas personagens ficam aquém do combate e que não têm status suficientes, e isso matou por completo o meu interesse no jogo.

O jogo é o sonho de qualquer fã de Ghostbusters, como todas as suas mecânicas de a sanidade de cada membro da equipa ser reduzida cada vez que é atacado por um fantasma, e todos as armas e gadgets e pequenas referências. Mas por melhor que o jogo seja não consigo gostar dele.

No entanto, adorei como o jogo exige que se façam upgrades para se poder ser melhor que as equipas rivais, adorei como temos que ter em atenção o dinheiro para podermos pagar aos nossos trabalhadores e pagar a gasolina do carro, e adorei o facto de que quanto maior for a destruição que os fantasmas fazem nos locais onde os capturamos, menos dinheiro somos pagos pelo nosso trabalho.

Tenho a certeza que todas as pessoas que adoram a franquia criada por Aykroyd e Ramis babar-se-ão para cima de GhostControl, Inc, mas se não gostam de tatical RPGs, como eu, fiquem longe dele.

 

Não vejam a minha falta de compatibilidade com o género como sinal de que o jogo é mau, muito pelo contrário. O jogo é divertido e óptimo para quem gosta do setting e do género. GhostControl Inc. é maravilhoso, simplesmente não é o jogo ideal para mim.