Corria o ano de 1968 e George Romero revolucionou os filmes de terror com a Noite dos Mortos Vivos. “Criou” o filme de zombies. Um facto curioso, ninguém se refere a zombies no filme. São chamados Ghouls, não obstante foi ele que criou o morto-vivo canibal que ainda hoje assola o nosso imaginário. Depois da Noite, veio a Maldição, o Dia, a Terra, o Diário e a Sobrevivência.

É precisamente de sobrevivência e de zombies que estão no cerne de Zombie Hunter Inc. da Maya Gameworks que está em Early Release no Steam.

Zombie-inc_1

 

Há algumas coisas que gosto neste jogo. Como um top-down shooter, em estilo arcade e com possibilidade de multiplayer, é bom. Não é o melhor que já joguei, mas é bom. É rápido, tem bastante acção e variedade de armas e inimigos. Não nos faz pensar mas é excelente para quando só temos 15 a 20 minutos livres para jogar. Entramos, damos uns tiros e vamos embora. E no fundo é isso que importa, é um jogo divertido para passar um bocado distraído.

O meu problema com este jogo é apenas a temática. Apesar de ter um spin alternativo, e muito correcto pois eu acredito que no apocalipse zombie, obviamente alguém ia aproveitar para fazer dinheiro com a situação, então porque não uma empresa de controlo de zombies, como uma de controlo de outro tipo de pestes, tipo vermes, roedores ou hipsters?

zombie-hunter-inc.-screenshot-8

 

Eu só estou farto de constantemente ver o mesmo tema, repetido à exaustão. Acho que a única coisa que falta fazer é um dating sim com zombies (Japão, não me falhes agora!) e fechamos o stock dos jogos zombies. Assim como existem várias teorias sobre os simbolismos do filme de zombies, que representam o pior do ser humano quando não existe comunicação, quando a sociedade colapsa, ou até uma crítica ao consumismo imediato e extremo, o pobre zombie já foi utilizado tantas vezes para tantas coisas desde que recriado por Romero, que já não sei o que ele é. A não ser cansativo.

 

Precisamos de um Romero novo, alguém que crie um ser, um estilo, ou renove um existente para deixarmos os zombies em paz. Eles estão mortos, devíamos deixá-los descansar. Eu entendo que para ser um alvo, um zombie quase sem cara é perfeito, mas antes de ser um zombie era uma pessoa. É assim tão difícil criar algo novo para disparar?