Disseram-me que é uma espécie de Minecraft.

Não sei, nunca joguei, mas sei que Terraria na 3DS me tem feito imensa companhia ultimamente. Nas viagens de metro entre o trabalho e casa, na minha hora de almoço, no sofá, no WC, só não vai comigo para a cama porque tenho uma regra: no quarto não entram aparelhos electrónicos. O quarto é para dormir e fazer o sexy, e é só. Não obstante, nas outras divisões também se pode dormir e fazer o sexy, mas pode-se jogar também.

E esse é o único problema que tenho como Terraria 3DS. Posso pegar nele e jogar em todo o lado.

Não é fácil analisar algo que não se acabou, porque o meu personagem não morre. Ou melhor morre e ressuscita, sempre. E já morreu de tantas maneiras estúpidas. E outras fantásticas, e outras no meio das duas.

E esse é o meu único problema com Terraria 3DS. Eu posso explorar aquele mundo e jogar até ao final dos meus dias, porque ainda não cheguei ao fim do mapa, e logo o jogo não acaba.

Terraria 3DS 2

Em Terraria 3DS controlamos um personagem que pode fazer tudo. Tudo mesmo. Algumas, como construir um abrigo são obrigatórias, mas de resto não é só à vontade é mesmo à vontadinha. Como exemplo, uma vez decidi fazer um buraco no chão, a direito, e só parei quando atingi lava 5.22 minutos depois. Eu estive 5.22 minutos (cronometrei para fins científicos) a puxar o comando direccional para baixo e com o dedo parado no Y, só porque sim, porque me apeteceu, não desviei, não parei, linha recta durante minutos.

E esse é o meu único problema com Terraria 3DS. No fundo é um jogo sobre nada, sem objectivo específico e onde o jogador pode fazer tudo, e poder fazer tudo, é poder fazer coisas a mais, não se faz nada de jeito.

Se calhar estou a exagerar, porque até há regras. Devemos fazer um abrigo, precisamos de luz artificial quando anoitece ou estamos no subsolo, e não podemos criar objectos do ar, somos obrigados a fazer prospecção de materiais para combinar entre eles e construir objectos, dos mais variados e desnecessários. Queremos uma mesa de vidro? Ok, é só reunir areia, fazer vidro e construir, uma armadura de tungsténio? Fácil, cavar, encontrar o minério, fundir e forjar. E por aí em diante. E mesmo as casas, podemos construir uma pequena cabana ou um castelo.

E esse é o meu único problema com Terraria 3DS. Mesmo quando limitado tenho tanta liberdade que a minha imaginação e ambição fogem descontrolados. Ando a construir casas, a nível da superfície, parecem uma cabine telefónica (se se lembram como eram) mas depois são mansões debaixo do chão. Tal como a minha mente, parecem a TARDIS.

Mas como nem só de pão vive um homem, isto não é só minar e construir casas, há criaturas estranhas que habitam o mundo e atacam o nosso personagem, portanto também há a componente de combate, de luta, de parvoíce, porque não há só pequenos bichos que nos atacam, há bosses também.

E esse é o meu único problema com Terraria 3DS. Nós não sabemos onde estão os bosses, tanto podemos encontrar um aos primeiros 30 minutos do jogo, ou nunca os encontrar, e isso torna o jogo meio perdido. Não há razão para os enfrentar sem ser, só porque sim, e porque estamos cansados de construir coisas.

Terraria

Ponto de situação e avaliação final: Terraria 3DS é o port para a Nintendo 3DS do aclamado título da Re-Logic lançado em 2011 no Steam. Porque é assim tão aclamado? Porque vendeu tantas cópias? Não sei, não consigo perceber se gosto ou não dele ou se ele simplesmente carrega nos meus receptores de vício que me levam constantemente a voltar a ele. É um bocado como fumar, é estúpido e faz mal à saúde, e aqueles que o fazem sabem disso. Mas continuam a fazê-lo.

E esse é o meu único problema com Terraria 3DS.