Gostaria que houvesse uma categoria para aqueles jogos que ainda não investimos tempo demasiado mas já jogamos suficiente para entender a cena que excluí a hipótese de ser uma antevisão mas depois não queremos ter de estar a acabar o jogo à pressa para escrever sobre ele.

Hitman Go (2)

sneaky sneaky

Hitman GO é um Single Player Tabletop Digital Game (isto é, um SPTDG). Tabletop não pelo seu aspecto (ou pelo menos para mim), mas por ter a jogabilidade da série principal simplificada a um ponto que é convidativo analisá-la matematicamente. Um bom plano para um artigo futuro. E os estúdios da Square Enix Montreal, com perfeita noção disto, assumiram esta (para muitos, certamente) fraqueza e abraçaram-na tanto no design dos níveis (tomando partido de alguma matemática) tal como na sua estética. E é esta coerência e consensualidade entre partes que sempre me desfaz de gosto nos jogos de vídeo e que me faz gostar tanto deste título do nosso assassino preferido (sim, fato e gravata é essencial para toda e qualquer ocasião).

Newegg_Hitman[1]

Estéticamente imaculado com jogabilidade à altura

A banda sonora é discreta e sofisticada, o que não deverá ser surpreendente. Hitman GO poderá não ser um jogo stealth, mas certamente o é na forma como olhamos para ele e para todo o resto da série. E em jogos stealth o foco é no silêncio e nos ruídos que o rasgam de forma contrastante, como preto sobre branco. Ainda assim uma faixa emblemática é usada em níveis cujo o objectivo é assassinar um alvo. Mas na verdade, assassinar um alvo em nada é diferente de chegar a um determinado local do tabuleiro sem ser apanhado, o que resume 90% dos níveis de forma conceptual, 100% de forma mecânica, portanto rectifiquem se estão decididos a largar os 7,99€ que pedem por ele.

Hitman Go (3)

So pretty

São cerca de uma centena de níveis onde introduzem inimigos novos em vez de mecânicas, o que faz com que o número de soluções possíveis escasseie (e tornem o jogo consequentemente mais difícil) e se mantenha num ecossistema controlado para uma experiência mais uniforme e traceable. A jogabilidade torna-se repetitiva para quem não nutre um gosto macabro por puzzles ou para quem não tenciona jogar Hitman GO de forma intermitente ao longo de um elevado período de tempo. Para os que não vão jogá-lo sem parar é excelente para enquanto esperamos que outro jogo acabe o download. Para os que gostam de desafios certamente há lugar para vós.

O carácter np-completo dos puzzles irá fazer que aqueles que não conseguem antecipar jogadas e prever resultados duas, três ou quatro vezes à frente (é importante que o leitor entenda que a dificuldade de prever jogadas em Hitman GO é obviamente muito muito inferior a um jogo como o xadrez, portanto espero que não se assuste com o que acabei de dizer. Não precisará de ser um génio para prever três ou quatro jogadas à frente neste jogo) achem que ganhar este jogo passa simplesmente por testar o máximo de caminhos possíveis e combinações de estratégias, fazendo com que o jogo perca a sua beleza. Está longe de ser esse o caso. Mas criticá-lo por isso é tarefa fácil para todo o jogador (ou reviewer) preguiçoso.

Hitman Go (5)

Até a selecção de níveis é incrivelmente bonita. Bolas!

Hitman GO: Definitive Edition está disponível para Steam (Windows e Steam Play) e cross buy na PSN para a PS4 e PS Vita por 7,99€. Também está disponível uma versão de Hitman GO para iOS e Android com in-app purchases já incluídas na versão definitiva.