Percebo o dilema de lançar um jogo tridimensional relacionado com corridas e velocidade seja algo pesado para os developers ou para uma editora. Parece que há pouca margem para distanciarmo-nos de todos os jogos que compõem a história e dos muitos outros que vão saindo neste género, em especial no mercado mobile que parece ser terreno fértil para “jogos de corridas”.

Defunct (2)

Percebo também o pensamento por trás dos developers da Freshly Squeezed que tiveram de trazer um aroma distinto ao seu jogo como forma de o evidenciar dos restantes. Defunct é o jogo em questão, cujo título nos remete para quase tudo menos para um jogo de corridas cujo protagonista é um simpático robot com problemas de funcionamento, num cenário próximo do Wall-E em que a Terra é apenas habitada por autómatos. O nosso objectivo é atravessar o planeta para regressar à nave-mãe de onde involuntariamente caímos.

E é esta a história de Defunct e a justificação para o racing/adventure game. Dado o género nem seria de esperar que existisse um enredo, mas a verdade é que esta até é uma boa forma de agarrar o jogador desde os primeiros minutos.

Com algumas mecânicas de gravitação a adicionar à mais elementar velocidade, Defunct é um jogo que vive acima de tudo do desafio de fazer melhor tempo do que os muitos jogadores que já o jogaram pelo mundo fora. O que, se me permitem a honestidade, nesta fase é muito difícil dados os tempos record que preenchem os leaderboards do jogo.

Defunct (1)

O valor de rejogabilidade é esse mesmo: atravessar os onze níveis mais os cinco níveis de trial no melhor tempo possível. O que para ser honesto não justifica os 13,99€ de custo actual de Steam. Não sinto que Defunct esteja a adicionar nada de novo, nem que tenha possibilidade de sobreviver ao preenchimento da nossa memória. É divertido, desafiante (cada dia que passa é mais, porque há sempre algures um jogador que coloca a fasquia mais alta) mas é um jogo para ser comprado em promoções. Merece ser jogado pelo mundo construído em torno de um jogo de corridas mas que não nos dá qualquer justificação para o preço que apresenta.