Perdidos e Machados #11

Bem-vindos a mais uma aula do Professor Machado, nem acredito que já vamos em 11 destas.

Hoje vamos martelar a matéria e partir pedra com mais um pedido arqueológico de uma leitora e amiga.

Professor Mac, há um jogo que eu adorava e queria que encontrasse, pode ser difícil mas gostava mesmo muito porque me divertia imenso a jogá-lo. Era um jogo dos inícios dos 90 para PC, da Konami, e o boneco tinha um martelo e esmagava coisas, atirava o martelo. Era de plataformas em 2D.

Pleaseeeeeeee find it

A.R.

Ok, primeiro e acima de tudo, obrigado A.R.

Jogos de plataformas em que o boneco esmagava coisas e atirava o martelo… Há logo um jogo que me vem à cabeça, mas não é da Konami, é da Irem, e nunca saiu para PC. Chamava-se Hammerin Harry, e foi lançado nos anos 90 para GameBoy e Famicom, portanto podemos atirá-lo de volta para caixa das recordações.

HammerinHarry

Já da Konami e nos reinos do Japão temos a série de jogos de Ganbare Goemon, do qual sim, nos anos 90 foi lançado também para PC. O jogo é baseado num personagem de folclore japonês chamado Ishikawa Goemon. Goemon era uma espécie de Robin Hood Japonês, um pequeno nobre que roubava aos ricos e dava aos pobres. Quando falhou uma tentativa de assassinato ao senhor da guerra Toyotomi Hideyoshi, ele e o seu filho foram cozidos vivos em praça pública. Sim, cozidos, não foram queimados, meteram-nos mesmo num recipiente com água a ferver.

Por mais interessante que isto seja, Ganbare Goemon, não é o teu jogo porque Goemon não usa um martelo, mas sim um Kiseru, que é um cachimbo japonês como arma de eleição. Porquê? Não sei. Deve ter parecido boa ideia na altura. Não admira que o assassinato tivesse falhado.

Goemon

Outro jogo que podia estar dentro dos parâmetros é Caveman Ninja. Também conhecido com Joe & Mac. Este jogo da Data East, foi lançado para PC, Arcade e uma variedade de consolas em 1991, e apenas não é da Konami, mas tem os protagonistas que usam martelos (de osso ou pedra) e atiram-nos contra coisas e inimigos. É um platformer muito divertido, especialmente para jogar em co-op. Mas não é o teu infelizmente.

Caveman Ninja

Esticando a corda estupidamente, e porque eu não gosto de falhar nos pedidos no geral e muito menos quando o pedido vem de alguém que me é querido, até pensei nos Castlevania. São da Konami, plataformas 2D, e o boneco atira às vezes um machado (que mais parece um martelo) e parte coisas (há sempre cenário destrutível nos Castlevania) mas não, a A.R. não ia esquecer dos Castlevania.

Castlevania

E ao fim de semanas depois de receber o pedido dela, desisti, falhei, não podia encontrar o jogo dela.

Até que…

Foi o machado de Castlevania que me abriu os olhos para a melhor hipótese de um jogo. No fundo eu estava a escavar ao lado. Não era um martelo que partia as coisas, era uma picareta!

Ou pode ser uma picareta. O único jogo da Konami (e acreditem que fui procurar em todos os que consegui) que inclui, partir coisas, plataformas e os restantes pontos que a A.R. mencionou é King’s Valley de 1985 e a sua sequela de 1988.

Kings valley 1

Este jogo é um simples platformer onde controlamos um arqueólogo que explora uma pirâmide em busca de objectos mágicos e pergaminhos e mer… coisas. Outras coisas.

Espero que seja este o jogo que era procurado, se tiverem mais hipóteses metam aí na caixa de comentários da aula.

Obrigado e boas férias. Voltamos dia 5 de Maio para um novo semestre de aulas.

Para pedidos enviem um email para joao@rubberchickengames.com com o assunto “Perdidos e Machados” e o máximo de informação que consigam sobre o jogo em questão.

Nem todos os pedidos serão respondidos, mas o Perdidos e Machados tem intenção de ser um espaço aberto aos exploradores e conhecedores de videojogos, portanto os leitores podem acrescentar hipoteses nos comentários