Não há amor como o primeiro

Game Tycoon 2 (4)

Fui confirmar à minha conta de Steam há quanto tempo peguei  no Game Dev Tycoon (não confundir com aquele que recebeu o subtítulo/upgrade para 1.5) e percebi que quase 3 anos se passaram desde que, para sacrifício de uma noite de sono, descobri este divertido simulador de game development que conseguiu com a sua simplicidade captar a essência dos problemas de game dev. De forma despretensiosa, havia algo de genial em toda a sua simplicidade, em como “meia dúzia” de opções nos mantinham agarrados pela noite dentro. Foi o que me aconteceu num sábado à noite, em que o doce descanso foi substituído por muitos cliques e por tentar fazer o meu estúdio virtual de game development florescer.

Dois anos passados do insucesso crítico de Game Tycoon 1.5, e sinto que o estúdio Sunlight Games continua sem perceber o que diferenciou o seu jogo e o antecessor espiritual Game Dev Tycoon, e as tremendas diferenças que fizeram de GDT um excelente e viciante jogo e o seu GT 1.5 um aborrecimento pegado. E o pior de uma sequela em tão curto espaço de tempo é quando um estúdio não possui a capacidade de auto-avaliação para elevar a sua obra para outro patamar, mantendo aquele meio ponto que separa o 1.5 do 2 um espaço demasiado pequeno para justificar os 14,99€ que o novo jogo custa em Early Access.

Game Tycoon 2 (3)

Se GDT era descomprometido, simples, e viciante, Game Tycoon 2.0 encontra-se no extremo oposto. Curiosamente um jogo que é publicado pela britânica KISS esquece-se dessa velha máxima da criação (Keep it simple stupid) e decide complicar e complexificar até ao ponto em que Game Tycoon 2.0 quase que deixa de ser um simulador de game development e passa a ser um simulador de barras e botões. O nível de aprofundamento é tal que temos de decidir todos os mais pequenos e aborrecidos pormenores do nosso jogo, o que inclui o tipo de caixa para o DVD, e se a capa é em papel ou papel especial.

Ironicamente, Game Tycoon 2.0 como game dev sim que é possui o que é possivelmente a lista de tutoriais mais longos que já vi, ultrapassando em larga escala um city building game ou um 4X. E se a máxima keep it simple stupid foi para o galheiro, adivinhem para onde é que foi o show don’t tell? É que o tutorial é tão extenso que aconteceram-me duas coisas. A primeira foi ir-me esquecendo de tudo o que tinha de fazer, tal era o rol de tarefas e opções quase-infindáveis à disposição, e a segunda foi o enfado e a perda de entusiasmo com o jogo.

Game Tycoon 2 (2)

O que me lembra de uma máxima do manual de game dev (oficioso, e acabadinho de inventar por mim): se um tutorial mata toda a diversão e a vontade de um jogador em jogar o teu jogo, então é porque cometeste um terrível problema. Quem sabe jogar um bom game dev sim ajude a ultrapassar estes problemas. Conhecem o Game Dev Tycoon?