Praticamente toda a minha mente é uma zona militarizada, não sou um obsessivo-compulsivo com regras e regulamentos, mas gosto de cada coisa no seu sítio, e um sítio para cada coisa. E é em jogos de estratégia é onde me sinto mais em casa. Prefiro os campos por turnos aos de tempo real mas não é por isso que não tenho saudades de quando eles eram lançados com mais frequência. E não, eu não conto aqueles jogos de mobile tipo Clash of Clans como RTS, até acho isso um insulto aos outros RTS.
Veio-me parar às mãos recentemente Offworld Trading Company, que é nada mais que um jogo de conquista semelhante aos velhinhos Command and Conquer mas com um twist genial, as guerras são feitas como as actuais, não com soldados, mas com dinheiro e recursos. Em Offworld Trading Company a nossa missão é colonizar Marte, mas acima de tudo fazer um lucro enorme nisso. Acho que o nome do jogo devia ser Empreendedorismo Actual e Project Management.
Tudo é um monetizável, tudo é um custo e de um momento para o outro podemos perder a nossa fortuna e o jogo. Tanto em single como em multiplayer os jogos não demoram mais que 50 minutos. 20 se algumas empresas criarem um consorcio informal e nós liquidem todos os bens. É extremamente fácil eliminar um concorrente cortando-lhe o oxigénio que fornecemos. Ou a água. Pode não ser com soldados, mas não deixa de ser uma guerra brutal nos terrenos do planeta vermelho. Mas fazer inimigos a torto e a direito pode sair-nos pela culatra, especialmente contra a AI.
Offworld Trading Company é uma lufada de ar fresco nos jogos de estratégia actuais, não só é extremamente contemporâneo com a sua vertente capitalista, como é um RTS, que sejamos sinceros não é algo que tenha saído aí aos pontapés. Tem uma curva de aprendizagem moderada e uma dificuldade considerável na sua fase final. Vale os €39.99 para os fãs absolutos de estratégia, micro gestão e negócios. Se não são assim tão fãs, talvez só em saldos.