Um aforismo é um texto breve que dita uma regra ou um pensamento. Também pode ser chamado um axioma, mas isso é mais uma verdade inquestionável. Eu gosto muito de aforismos, há várias coisas na minha vida que seguem essas regras como; “Não discutas com idiotas, eles só vão arrastar-te até ao nível deles e vão derrotar-te pela experiência” ou “Se tem mamas ou rodas, vai-te sair caro”; este artigo vai ser baseado em aforismos sobre Battle Worlds: Kronos

Battle world Kronos 2

Quando a tua única ferramenta é um martelo, todos os problemas são um prego.

BW:K segue uma linhagem nobre, títulos como Advance Wars, Panzer General são lançados como uma inspiração para este jogo, mas é o mesmo que dizer que Point Break foi inspirado em Point Break, ou que isto foi inspirado nisto.  O facto de algo se ter inspirado nos melhores não lhe dá valor, a série Advance Wars e especialmente Days of Ruin na Nintendo DS são obras brilhantes no que diz respeito a estratégia por turnos. Desde os movimentos das unidades, ao enredo de cada um deles, são horas muito bem passadas, tudo está estruturado de maneira a que o jogo seja fluído, e apesar de pausado não seja massudo, BW:K não. É lento, não corre com naturalidade, é linear e básico, é um martelo.

Se fizeres o que sempre fizeste, só vais ter o que sempre tiveste.

Outro factor de valor nestes jogos é a variedade de opções. Em Advance Wars, XCOM ou até o que eu considero ser o ex-libris do turn-base: Civilization existem possibilidades, existe opção, podemos flanquear, podemos ser furtivos, podemos fazer um ataque massivo ou por ondas, podemos escolher… Battle Worlds: Kronos dá-me a impressão que há apenas uma solução, um caminho para escolher, e se não o escolher o jogador é castigado com a derrota. Mesmo depois de passar o primeiro nível tentei jogar mais duas vezes, por um caminho diferente, e pelo caminho que me permitiu ganhar a primeira vez. Com uma estratégia diferente foi impossível, usando a que já tinha utilizado, passei. Isso não é um jogo de estratégia, é um puzzle. Um jogo destes deve dar-nos uma recompensa por originalidade.

Battle World Kronos

O mau artesão culpa sempre as ferramentas.

Logo no tutorial fui presenteado com uma mensagem que dizia algo como: Este jogo é difícil e só tem um nível de dificuldade, se perderes não é porque está mal programado, é porque não és bom o suficiente e não leste todos os tutoriais e informação sobre as unidades. Não. Eu li tudo, passei tempo a mais a ler e mesmo assim perdia porque não escolhia a opção “certa”.

Um lugar para cada coisa, e cada coisa no seu lugar

Battle Worlds: Kronos está disponível para PC, Mobile, Xbox One e PS4. Foi precisamente na Xbox que o testei e apesar de não ter sido isso que me fez não gostar de BW:K posso dizer que não é o lugar para este estilo de jogo. Advance Wars e  Fire Emblem são excepções, quase todos os outros jogos de estratégia em consola são aberrações.

Battle Wolds: Kronos varia o seu preço dependendo da plataforma, e tem demos grátis. Pessoalmente não acredito que o preço total seja justo, aconselho a quem se sentir interessado a testar a demo e depois considerar. Para mim algo assim só em mega saldos ou bundle.