aDOTA-me #13

Esta semana, no aDOTA-me, um dos Custom Games mais pedidos de sempre… Pudge Wars!

O Pudge é uma das personagens mais representativas do Dota 2. O velho carniceiro, repescado dos Abominations do Warcraft III e remodelado para se afastar um pouco do conceito de Stitches, em Heroes of the Storm, é um dos heróis preferidos pelas massas quando se pretende entrar num jogo e, sem um rumo ou posição certa, lançar o caos nas hostes inimigas. O seu conjunto de habilidades, associado aos poucos hábitos de rotações defensivas, de controlo do mapa ou de comunicação em equipas com jogadores pouco experientes, fazem com que Pudge seja um pesadelo para a equipa contrária.

A sua primeira habilidade é, talvez, a mais carismática do Dota 2. O Meat Hook é um gancho que é arremessado até uma distância considerável de até 1300 units, puxando para o Pudge a unidade que encontrar pelo caminho. Um skillshot, portanto. Se for um inimigo, dá dano puro (que é como quem diz, não sujeito a reduções) que pode ir até aos 450. É a sua principal ferramenta de iniciação que também é versátil o suficiente para permitir salvar um companheiro de equipa ou puxar um lane creep para determinadas zonas do mapa onde possam servir como ward.

A sua segunda habilidade é um toggle de nome Rot. Com ele ligado, o Pudge apodrece, dando dano a todos à sua volta, incluindo a si mesmo. Uma nuvem de flatulência mortal que , ainda por cima, abranda os inimigos.

Pfffft

A sua terceira habilidade é uma passiva, Flesh Heap, que permite ao Pudge crescer por cada morte que tenha presenciado. Assim, cada inimigo caído na sua presença tornará o Pudge mais resistente a magia e dar-lha-á mais vida.

O seu Ultimate, Dismember, permite ao Pudge alimentar-se de um alvo. Comê-lo vivo, portanto. Atordoando e dando dano ao inimigo enquanto Pudge se cura pelo mesmo valor.

Ora, sendo uma personagem carismática, há muito que este Pudge Wars se joga, desde os tempos do Dota 1 para Warcraft III. Com o aparecimento do Dota 2, há muito que se pedia o port para o motor de jogo e gráficos actuais. E eis que surge então Pudge Wars! Mapa relativamente pequeno, repleto de jogadores na pele de Pudges, com um rio a dividir ambas as equipas. O objectivo, como não poderia deixar de ser, é acertar nos inimigos com o Meat Hook, puxá-los para o nosso lado e assentar-lhes com lambadas na tromba até eles ficarem a ver batatas pela raiz. Por outro lado, se um amigo nosso for puxado para o lado de lá, também podemos procurar salvá-lo, por forma a não garantir uma kill para a equipa contrária. A base é esta. Depois, há toda uma série de temperos e aditivos que tornam o jogo mais completo, como itens que conferem outros ganchos ao Pudge, ou mais velocidade, ou um outro tipo de habilidades que de certa forma ajudem a fazer pender a balança a favor da nossa equipa.

O jogo tem também uma pequena componente RPG, sendo-nos possível melhorar o nosso Meat Hook ao longo do jogo, alterando aspectos como o seu dano, o seu alcance ou a velocidade a que viaja.

Acertar num inimigo já a ser puxado por um gancho de um companheiro nosso? HEADSHOT! Instant Kill!

 Fiel ao seu espírito Arcade, este Pudge Wars é uma constante troca de skillhots, last-second dodges, saltos, arremessos, machadadas e lenhadas na cara. Frenético, desafiante, sangrento, fedorento… imperdível :)