Perdidos e Machados #16

Bom dia caríssimos alunos, como estão hoje?

A aula de hoje vai servir um pedido que me faz pensar numa das questões mais importante no mundo, a injustiça que é a goma da minhoca. Já pensaram porque é que a goma de minhoca é em escala 1:1 mas a goma de urso não? Nem a de tijolo picante?

Bem… aula…

Olá Professor,

Já há uns meses que ando a tentar conquistar uma colega de trabalho. Esta semana se o tempo permitir vou convidá-la para um piquenique, no campo, se tudo correr bem a meio da tarde já estamos a rebolar na relva. Se é que me entende.

A questão do piquenique criou-me duas questões. A primeira é se ela não gosta de ar livre e tem nojo de insectos tipo formigas que é bastante comum no campo. A segunda é de um jogo que me lembrei que tinha um insecto, ou mais que um? Era só um, tenho a certeza que era uma formiga, e era um jogo tipo plataformas, com puzzles e peças às cores.

Pode ajudar-me por favor? De preferência com as duas questões, mas a primeira é mais importante.

Obrigado

J.P.

J.P… Não me lembro de te ter tido como aluno mas se o dizes eu vou acreditar em ti. Em resposta à tua primeira questão, usa isso como um factor a teu favor para facilitar o primeiro contacto físico. Diz-lhe que ela tem um bicho no cabelo (mesmo que não tenha) e passa-lhe a mão pelo cabelo para o tirar (não lhe faças é um nhecos depois, nessa situação é de mau gosto, nas outras funciona sempre) e depois elogia-a. Se ela responder ao teu contacto, sê gentil e deixa as coisas fluírem e que ela faça os avanços. É garantido como meter dinheiro no banco.

Menos no BES e BANIF.

Agora, jogos de formigas… Não me ajudas muito sem dizer ano e plataforma, mas acho que sei do que estás a falar.

Existem 4 jogos notórios na história que têm uma formiga como figura central. Quer dizer, 3, mas o quarto foi o que me veio logo à cabeça.

A Mountain King Studios, criou um jogo chamado Swarm Assault. Numa época em que jogos como Command and Conquer e Age of Empires eram a cena mais fixe do mundo, porque não criar um RTS em que controlamos formigas, besouros e outros insectos?

Swarm Assault

Porque é errado, e parvo, só isso. Mas por alguma razão foi o jogo que me veio à cabeça.

Os dois jogos seguintes, têm uma formiga como personagem principal, porque são baseados em filmes de animação com formigas.

Lançado para Playstation, Game Boy Color, N64 e Windows entre 1998 e 1999, feito pela Traveller’s Tales (sim, essa Traveller’s Tales) A Bug’s Life é um jogo de plataformas onde controlamos Flik durante vários níveis de plataformas, num jogo clássico e medíocre, mas que teve algum sucesso atracado ao filme (que também não era grande coisa).

Bugs Life

Em 1999, a Infogrames criou Antz para o Game Boy Color, também baseado num filme de animação, mas que era um pouco melhor que o acima mencionado.

Antz

Uma coisa óptima que muitos produtores perceberam foi que o Game Boy em todas as suas vertentes, pela sua portabilidade e capacidades conseguia elevar a aceitável até o pior jogo. Não sei porquê, mas os jogos no GB sempre me pareceram melhores. Do que as contrapartes em PC ou outras consolas.

Num pequeno desvio há mais um jogo com formigas. Feito pela Image and Form Anthill é um jogo de estratégia para mobile em que o enredo, personagens e jogabilidade são bem melhores que os três anteriores combinados. Mas é um jogo recente portanto não deve ser aquele que procuras. E não tem plataformas.

Para acabar o jogo que acredito que procuras é Pushover, da Red Rat Software publicado pela Ocean Software há uns 14 anos atrás em 1992 para PC e SNES. Este jogo era interessante e curioso. Era curioso porque era patrocinado pela Quavers. Algo que não é muito comum, nem sequer hoje em dia, não há muito product placement nos videojogos.

Quavers

Colin Curly, que na altura era a mascote da marca deixou cair um pacote dentro de um formigueiro, e nós o jogador controlamos uma formiga chamada G.I. Ant, que vai buscar os ditos Quavers.

Num ecrã único de plataformas, somos confrontados com um puzzle que envolve peças de dominó. Umas simples, outras que se partem, outras explodem, percebem o conceito, e temos que resolver o problema de como fazer cair todas.

Pushover

Era um jogo interessante porque nos fazia pensar e rápido, os níveis tinham limite de tempo e eram cada vez mais difíceis conforme avançávamos. Por alguma razão o formigueiro tinha vários cenários por alguma razão, incluindo uma temática Azteca, um Templo Japonês e uma estação espacial…

E é isso, desejo-te sorte com a tua colega, e espero que este seja o teu jogo também.

Até para a semana alunos.