Ataque dos Clones #18
Se hoje em dia Portugal é apelidado de PlayStationLand, na primeira metade da década de 90 a Sega era rainha e senhora do mercado de videojogos. Com a Mega Drive a vender “que nem bolinhos quentes”, o futuro da Sega parecia brilhante.
Contudo, numa série de decisões no mínimo duvidosas por parte Hideki Sato, director da Sega e vice-director geral de pesquisa e desenvolvimento da Sega Saturn, a caminhada para o abismo começou. Desde uma arquitectura que tornava o desenvolvimento um autêntico pesadelo para os programadores devido a uma política de baixo custo, a redução do número de Third-party developers e um novo competidor – Sony – os dias do fim aproximavam-se a passos largos.
Numa tentativa desesperada de aumentar os números de vendas, a Sega resolveu fazer parcerias com varias empresas de equipamentos electrónicos, como forma de expandir o seu mercado.
E puff!… Mais do mesmo mas com cheiro a limão!
Sega Saturn mod 1 e 2
Na altura do desenvolvimento da Saturn, a Sega contou com a ajuda de vários parceiros de longa data, a JVC que fornecia o mecanismo de CD, a Hitachi que fornecia os dois CPUs SH-2 e a Samsung que ajudou na produção das consolas. Como parte de um acordo de co-branding ou de licenciamento cruzado, todas as empresas produziram suas próprias variantes do hardware da Saturn.
Tanto a JVC como a Hitachi e a Samsung Saturns – foram simplesmente variantes coloridas da Sega Saturn, sem características ou capacidades adicionais.
O mesmo aconteceu com a Skeleton Saturn – que apesar do “nome” e look cool – nada mais era que uma Saturn modelo 2 com uma carcaça transparente.
Mas apenas um ano após o lançamento oficial da Saturn, a Hitachi deitou fora o modelo da Sega e redesenhou completamente a consola dando-lhe um novo aspecto recheado de novas funcionalidades. Aproximadamente do mesmo tamanho, a consola é 1/3 mais fina devido à tampa plana e consideravelmente mais pesada devido aos componentes adicionais, mesmo com a fonte de alimentação externa. Além das saídas padrão (série, AV e comandos), esta HiSaturn tem duas entradas de microfone (para o karaoke), uma porta de antena GPS, saídas de vídeo e áudio separadas, uma porta de sintonizador de TV e uma porta de saída de linha. Todo este equipamento standard!!
Apesar de não ser conhecido nenhum clone da Saturn, as variantes da mesma são por si só suficientes para qualquer aficionado se entreter durante muito tempo a tentar encontrar todas as variantes! No total são 13 modelos para coleccionar ou para fazer um drinking game. Ou ambas.
- Sega Saturn Mod 1 – Botões ovais
- Sega Saturn Mod 2 – Botões Redondos
- Sega Saturn Grey Mod 1 Japão – Botões ovais
- Sega Saturn Silver Mod 1 Japão – Botões ovais
- Sega Saturn White Mod 2 Japão – Botões Redondos
- Hitachi Saturn Mod 1 – Botões ovais
- Hitachi Saturn Mod 2 – Botões Redondos
- Hitachi Saturn Navy
- JVC Victor Saturn Mod 1 – Botões ovais
- JVC Victor Saturn Mod 2 – Botões Redondos
- Samsung Saturn – Bptões ovais
- TecToy Saturn Branca Mod 2 – Botões Redondos
- Tectoy Skeleton Saturn Mod 2 – Botões Redondos