Ataque dos Clones#19

O reino dos hacks e dos clones que aqui trazemos nesta rubrica não primam pelo respeito de direitos autorais ou pela atenção às doses de lata que imprimem em cada cópia. Neste caso, e a provar que em alguns mercados asiáticos (especialmente o chinês) ao invés de andar tudo doido para saber quando é que sai afinal o The Last Guardian, entusiasma-se toda a gente com cartuchos coloridos de plástico com jogos feitos de formas que roçam à tangente o legal. Mais ou menos o mesmo entusiasmo que eu tinha há mais de vinte anos quando passava por lojas pejadas destes cartuchos.

Esta semana trazemos um jogo bem recente que anda a correr em diversos formatos as muitas Famiclones que ainda fazem as delícias de muitos jogadores pelo mundo fora. E quando pensamos sobre um jogo que precisa mesmo de ser clonado em 8 bits e vendido em múltiplos e diversificados cartuchos qual é que pensamos logo? Call of Duty qualquer coisa Warfare número x? Talvez. FIFA (inserir ano)? Quase de certeza. Angry Birds? Obviamente!

3992526357

Criado pelo estúdio chinês Nice Code que possui um portefólio invejável de jogos copiados de outros diversificados que fariam inveja até ao mais profícuo dos estúdios, e que lançaram no mercado asiático este pérola dos demakes. Para quem acha que os gráficos do jogo original para mobile são irritantes, tem aqui a possibilidade de trocá-lo por uma versão ainda mais obscura, com uma trilha sonora que deixa pouco a desejar a tendências suicidas (não falo, é claro, da banda Norte-Americana).

Das diversas opções em que podem encontrar Angry Birds em toda a sua glória 8 bit, é possível que se cruzem pelo Ebay ou por qualquer mercado vietnamita com cartuchos denominados Angry Bird (no singular) 3, mas não se enganem, que é exactamente o mesmo nome do original mas com o título diferente.

Clonar um jogo gratuito para mobile, ignorar e infringir todos os copyrights e destruir por completo um jogo de tanto sucesso é uma coisa, mas enganar o comprador com a promessa de uma sequela que é o mesmo jogo que o original é algo chato. E não, não estamos a falar contigo FIFA.

Angry-Birds

Reiterando a pergunta do título mas será que há alguém que queira jogar Angry Birds para NES? É possível que sim, o que é justificado pelo número de cartuchos diferentes em que esta maravilha aparece.

Uma nota para os compradores: sabem que o Angry Birds, o real, é free to play não sabem?