O meu amor por Transformers é mais que conhecido, portanto sempre que sai um jogo novo eu gosto de lhe meter as mãos e dar uma voltinha, uma espécie de test drive. Tal e qual como fiz com a BD editada pela IDW que aconselho vivamente a todos, especialmente Transformers – More than meets the Eye e também Transformer – Robots in Disguise que passou a ser apenas Transformers agora. A expansão da história, das personagens, das suas relações, a surpresa das surpresas (é um spoiler brutal que não vou dizer para não estragar quando lá chegarem), e por exemplo o facto de que os Cybertronians têm parceiros de vida chamados Conjunx Endura?

Transformers Earth Wars 1

Disponível desde início de Junho para Android e IOS, Transformers Earth Wars é um jogo de “estratégia” multiplayer. Quando meto as aspas em estratégia é porque de estratégia tem muito pouco. No fundo é um clone de Clash of Clans no qual temos que construir uma base de maneira a que ela se defenda a si própria quando é atacada por outros jogadores. Também temos que atacar outros jogadores para ganhar pontos e subir de nível.

É um bom jogo? Nem por isso, nem sequer é um estilo de jogo que goste em mobile, já comecei vários que desinstalei ao fim de uns dias. É um bom jogo de Transformers? Também não. Continuo a achar que apesar das suas falhas nada bate Transformers: Devastation. Vale a pena jogar? Se são fãs de Transformers sem dúvida, se não são talvez. Passo a explicar porquê.

Screenshot_2016-06-24-12-06-41

O modelo Freemium mais cedo ou mais tarde acaba por cair no conhecido Pay-to-Win. É verdade em quase todos os jogos deste estilo. A maior diferença em Transformers Earth Wars é que a moeda de troca aqui é simplesmente tempo. Não é possível garantir a compra de Autobots ou Decepticons mais fortes porque eles são gerados aleatoriamente através de cristais. Não é possível comprar mais material com dinheiro vivo, apenas despachar a sua construção. Aqui, literalmente tempo é dinheiro. O que quer dizer também que com paciência qualquer jogador consegue chegar ao mesmo nível que os outros sem gastar um único cêntimo.

Screenshot_2016-06-24-12-06-23

É um jogo no qual podemos passar uns minutos, ou umas horas, uns dias ou umas semanas, tudo depende do tempo que lhe queremos dar. Não é perfeito, mas em mobile é o melhor jogo de Transformers no mercado no momento. Que infelizmente não é dizer muito.

Sabem o que era baws? Um jogo tipo Tactics com Transformers. Isso é que era do *******!