O Stardew Valley é um Videojogo Indie, single-player, de Simulação de vida no Campo com final em aberto, o qual existe para computador, e dentro de pouco tempo também para consolas. Este foi um dos jogos Indie com maior sucesso do Ano 2016, tendo chegado a TOP10 da Steam após apenas duas semanas de vendas. À semelhança de jogos como Harvest Moon – dos quais o autor deste Jogo era fã – este é um jogo onde a nossa personagem é levada pelo decurso da sua vida a encontrar sentido no trabalho do campo. Para tal tem de gerir uma enorme quantidade de recursos – tendo em conta o funcionamento da economia de jogo – assim como todas as suas relações com os habitantes da cidade, as quais lhes garantem mais e melhores benefícios. Atividades como minar, craftar e pescar, são algumas das atividades – além da agricultura – que o jogador terá de se debruçar. Além disso este é um jogo cheio de Mistérios e Surpresas a descobrir, sensibilizando-nos também para uma série de questões importantes, dando recursos ao nível de aprendizagem até mesmo para a nossa vida real quotidiana.

Aspetos Cativantes do Stardew Valley

– História simples mas interessante

“If you're reading this, you must be in dire need of a change. The same thing happened to me, long ago. I'd lost sight of what mattered most in life... real connections with other people and nature. So I dropped everything and moved to the place I truly belong.” — Grandpa's Letter

“If you’re reading this, you must be in dire need of a change. The same thing happened to me, long ago. I’d lost sight of what mattered most in life… real connections with other people and nature. So I dropped everything and moved to the place I truly belong.” — Grandpa’s Letter

Quem já não pensou o quanto a vida em cidade pode ser tão formatada e monótona? Pois bem, o autor do jogo pegando nessa ideia, tão real por vezes nos dias de hoje, começa por mostrar a nossa personagem numa vida profissional monótona, de cidade, trabalhando num callcenter (do Joja mart). Existindo a possibilidade de trabalhar na quinta do seu avô, este decide mudar de vida, seguindo as pegadas do mesmo. Tal traz a reflexão do jogador relativamente à importância de seguir um caminho de vida que lhe traga sentido no seu futuro e onde realmente se possa sentir feliz e encontrar sentido para a sua vida.

Há também muitos pormenores em jogo que procuram aliciar-nos a compreender o que irá acontecer a seguir, por exemplo na Fonte da Quinta (que pode ser encontrada no canto superior esquerdo da mesma), podemos encontrar uma mensagem em que o Avô promete visitar a Quinta no início do terceiro ano de desenvolvimento. Além disso podemos ainda contar com várias cut-scenes, as quais aparecem com o maior desenvolvimento de relação.

– “Capitalistas” ou Pacientes Naturalistas! Quem serás?

Uma das vertentes interessantes deste jogo é o livre arbítrio relativamente ao Modo de jogo. O Stardew Valley permite-nos por exemplo evoluirmos as várias valências do mesmo de um Modo “Capitalista”, pagando ao JoJa Mart para realizar as evoluções do jogo necessárias (o que exige uma acumulação maior de dinheiro). Por outro lado, sendo mais pacientes, o jogador tem também a opção de desbloquear as várias valências do jogo, recolhendo recursos de todo o tipo e levando até ao Community Center. Tal acaba por ser uma metáfora interessante para a forma como escolhemos viver a nossa vida, tentando por vezes ir por caminhos aparentemente mais fáceis, mas possivelmente menos recompensadores. As opiniões são variadas quanto ao melhor caminho possível, embora considere que tal tem a ver com a jogabilidade subjetiva de cada um.

– Surpresas e mais surpresas

Conteúdo de Craft

Conteúdo de Craft

Este é um jogo onde quase nada surge de modo direto, existindo constantemente um sentimento de descoberta de algo novo e até alguma ansiedade (positiva) com o fim de perceber o que mais iremos encontrar. Como exemplo disso temos a descoberta dos Esgotos e do Dwarf na mina, o acesso ao Deserto e à Floresta Secreta, o acesso a novos conteúdos de craft, as cut-scenes com as várias personagens, etc. Subjetivamente este ponto pode também ser negativo, já que maioria da jogabilidade e tarefas a realizar em jogo não são explicadas ao jogador, sendo literalmente uma exploração e tentativa-erro constante. Porém para os mais impacientes podem já ser encontrados muitos guides na internet de momento, sendo particularmente completo – na minha opinião pessoal – o da RedLace.

– Aprendizagem de Gestão de Tempo, Recursos e Prioridades

Mina

Personagem na Mina

Este é um jogo que de facto encoraja um modo de vida equilibrado entre trabalho, relaxamento e socialização, já que são três bases fundamentais do mesmo. O jogador ao realizar atividades de agricultura, mining ou pesca, gasta energia, a qual caso chegue ao fim leva o personagem doente para o hospital, perdendo também uma boa quantidade de dinheiro. Sendo assim, de modo semelhante à vida real, o jogador tem de aprender a criar Prioridades na sua vida de jogo, com o fim de compreender o que será melhor investir primeiro (pesca, agricultura, relações com outros personagens, etc), e quais os recursos e tempo que vai utilizar para socializar com os restantes habitantes da vila, lembrando que estes lhe garantem mais benefícios, seja a nível de recursos, história ou até mesmo através do casamento, o qual poderá facilitar um pouco o seu trabalho na quinta. Esta gestão de Prioridades é algo muito útil, não só em jogo, mas principalmente na nossa vida real, sendo uma competência fulcral na vida de qualquer ser humano. Este é então um jogo que na minha opinião estimula o desenvolvimento da nossa Capacidade de Organização, Gestão do Tempo, de Tarefas e da nossa Capacidade de Atenção. Por exemplo, o jogador necessita organizar-se de modo a não se esquecer de levar a sua arma para a mina, já que pode depois morrer com os monstros ou perder tempo precioso a voltar para trás para buscar a mesma. Nenhuma destas competências é porém útil se além de serem utilizadas no jogo não forem utilizadas também na vida real do jogador. Sendo assim, é fundamental que o jogador consiga aproveitar os recursos e aprendizagens que o jogo lhe traz para seu benefício na sua atividade prática em jogo e em vida.

– Descanso, Dormir bastantes horas, Comer e ter vida social é Essencial 

Casa da Personagem onde existe a cama para passar para o dia seguinte e a cozinha onde se podem cozinhar as refeições.

Casa da Personagem onde existe a cama para passar para o dia seguinte e a cozinha onde se podem cozinhar as refeições.

Tal como referido por FemHype, este é um jogo que promove boas práticas de auto-cuidado, por muito que seja de livre-arbítrio do próprio jogador aplicá-las ou não. Tal demonstra-se pela necessidade de dormir um mínimo de horas por dia, descansar e comer por forma a não existir o risco de chegada a exaustão indo para o hospital, etc. Tais mecanismos trazem aprendizagens saudáveis com relação à vida real, já que é importante um sono e alimentação equilibrados também na vida real.

No caso da comida, em jogo esta torna-se uma grande ajuda, no sentido em que permite que o jogador não adoeça em momentos de extremo cansaço ou quase morte nas minas. Quanto mais receitas o jogador tiver no jogo, mais probabilidade tem de ter uma refeição adequada, sendo essencial que este tenha os recursos essenciais para tal.

Tabela de Relações estabelecidas com algumas das personagens da cidade.

Tabela de Relações estabelecidas com algumas das personagens da cidade.

Já com relação ao estabelecimento de relações em jogo, esta é também uma variável importantíssima do jogo, garantindo imensos benefícios como dinheiro (realizando quests para os personagens), possibilidade de casamento (ficando o outro personagem a ajudar-nos na quinta e existindo mais tarde a possibilidade de se ter filhos), etc. Esta ideia no jogo transmite-nos a importância da vida social e relacional, trazendo esta benefícios significativos à nossa vida. Mais uma vez esta é uma ideia que pode ser facilmente ligada à vida real.

Concluindo este ponto, de facto o jogador tem neste jogo exemplos fantásticos que pode aplicar também na sua vida real diária, compreendendo que de facto horas de sono adequadas, uma alimentação e vida social saudável e um bom período de descanso são fundamentais para termos uma vida equilibrada.

– Jogo totalmente em Inglês… um ponto a favor ou contra?

Este é um dos pontos que pessoalmente considero positivos neste videojogo, já que considero que os videojogos podem ser um meio muito apelativo para os mais jovens aprenderem a Língua Inglesa. Neste caso, existe assim uma aprendizagem relativa a uma série de vocabulário de “vida na quinta”, de alimentos, etc.

Porém poderão haver aqueles que não gostam tanto desta opção, principalmente aqueles que não se sentem muito confortáveis com a Língua inglesa. A minha proposta é sempre poderem desafiar-se e jogar, já que irão sempre aprender mais sobre a Língua, não sendo esta muito difícil de compreender neste jogo (existindo muitas imagens de representação dos materiais).

O que torna este jogo (assim como muitos outros) tão aliciante?

Claro que esta é sempre uma variável muito subjetiva, já que aquilo que cativa cada um de nós a jogar um determinado jogo é sempre distinto e tem em consideração muitos fatores individuais. Porém o Stardew Valley é um dos jogos  que considero ter em conta em grande escala o Efeito de Zeigarnik (assim como em maioria dos jogos). Este é o efeito psicológico que faz com que nós sintamos a necessidade de continuar a realizar uma tarefa por sentirmos que algo está por finalizar, trazendo uma insatisfação e necessidade de terminar o objetivo. No Stardew Valley encontramos este efeito na maioria dos objetivos do jogo, por exemplo, na necessidade de sentirmos que temos o terreno da quinta organizado e limpo; na necessidade de cumprir todos os objetivos do Community Center; na necessidade de ter as ferramentas todas no seu nível máximo; chegar ao nível máximo da mina da cidade, etc.

Além disso, ao nível da nossa Perceção, sabe-se pela Psicologia de Gestalt que temos a tendência a ordenar grupos de elementos que parecem desconectados, tornando-os conectados de alguma maneira. Porém neste caso, em jogo, quando estamos perante uma imagem com elementos muito desorganizados, iremos sentir a necessidade de os organizar ou limpar, relaxando desta forma a nossa perceção, tornando-a menos caótica. Tal remete-nos para a ideia percetiva inicial do jogo, na qual encontramos uma quinta cheia de elementos desorganizados (árvores, pedras, madeira, aleatoriamente presentes) os quais trazem a necessidade de “limpar” e organizar a mesma de modo gradual e funcional. Esta necessidade motiva as pessoas a jogar, trazendo um alivio após a organização de uma visão que era antes caótica.

stardew valley 2

Quinta já organizada de modo “não caótico”.

Ainda mais conhecida é a componente do retorno positivo, muito conhecido pela Teoria de Pavlov. Assim como em muitos jogos, este é um jogo que garante um nível de satisfação na maioria das vezes rápido, não só pelo que se ganha com a conclusão de objetivos maiores (ex. objetivos do community center), como também pela satisfação em receber prémios aleatórios pela entrega de artefactos ao Bibliotecário, ou até mesmo ao ter um bom final de dia com um valor de vendas significativo em dinheiro de jogo. Deste modo o jogador sente sempre que ao realizar determinada tarefa obtém um retorno satisfatório, mas que ainda assim, através do efeito de Zeigarnik, ainda tem muitos objetivos por cumprir, necessitando de continuar a jogar.

Concluindo, este é de facto um jogo com imensos exemplos de boas práticas na vida diária, embora dê uma grande liberdade e autonomia ao jogador de realizar as suas próprias escolhas em jogo. No geral este é um jogo que – na minha opinião pessoal – pode trazer benefícios ao nível de desenvolvimento de competências (as quais foram faladas anteriormente), quando estas são também aplicadas em projetos da sua vida real. Tal eleva que é sempre fundamental manter um tempo de jogo adequado e equilibrado, não descurando as restantes áreas de vida (profissional, escolar/académica, familiar, social, necessidades básicas, etc.), seja este que jogo ou tarefa for.

Conta-se que este jogo terá versão cooperativa (dando a possibilidade de o jogador poder jogar com amigos) já no próximo update a ser lançado, trazendo uma possível componente interessante ao gameplay. Para já este é um jogo que poderão adquirir através da Steam, estando de momento com 20% de Desconto até dia 4 de Julho de 2016.

Referências

Baumeister, R.F., & Bushman, B.J., (2008). Social Psychology and Human Nature. United States: Thompson Wadsworth.
https://femhype.com/2016/03/31/scavenging-selling-spa-days-self-care-in-stardew-valley/
http://www.takethis.org/2016/04/stardew-valley-an-excellent-model-of-self-care/
http://www.polygon.com/2016/3/11/11206070/stardew-valley-sales-steam
http://www.takethis.org/2016/04/stardew-valley-an-excellent-model-of-self-care/
http://www.pcgamer.com/deleting-clutter-why-we-like-games-about-cleaning-up-messes/
http://www.josephkaminski.org/2016/04/05/social-situation-in-stardew-valley/