Ah a SEGA… (suspiro)

Sega-logo

Numa altura em que a marca dominava o mercado português, não havia quem não desejasse uma Master System, ou caso os pais ganhassem um pouco mais, uma Mega Drive. Tal como no novo milénio a PlayStation era para os nossos pais sinónimo de consola, na década de 1990 o mesmo acontecia com a Mega Drive. Todas as consolas eram “Mega Drives” ou “Segas”! Portugal era na década de 1990 a SEGALAND (antes de se juntar ao reino da PlayStationland), vendendo mais consolas que a Nintendo, muito por culpa da Concentra…  mas isso será tema para outro artigo.

Apesar do sucesso de vendas da Mega Drive, os add-ons como o 32X ou mesmo o Mega CD, nunca chegaram a pegar, mas mesmo assim, Portugal é um dos poucos países onde o número de Saturns vendidas poderia rivalizar com o número de PlayStation 1 no início de vida de ambas.

Com uma consola como a Playstation, onde reinava a facilidade de chipar e jogar jogos piratas, a Sony passa a dominar o mercado em menos de nada, e mesmo com uma consola nova – a Dreamcast – e com uma segurança quase nula que permitia, sem o uso de chips, jogar jogos piratas (nos modelos V0 e V1), a Sega nunca mais recuperou dos vários erros estratégicos cometidos durante a era da Saturn.

Uma nova era surgia e com ela a Dreamcast, a última consola da SEGA… ou então não! A SEGA Advanced Pico Beena teve a sua estreia em 2005 pela mão da SEGA Toys Japan. Mas afinal o que é a Advanced Pico Beena e porque é que nunca ninguém ouviu falar dela?

B003VPYN7M.01._SCRMZZZZZZ_

Não se admirem se nunca tiverem ouvido falar dela, esta consola foi apenas vendida no Japão, não tendo qualquer distribuição oficial fora daquele país. Esta consola é semelhante à sua antecessora, a SEGA Pico. Ambas eram destinadas a crianças entre os 2 e 8 anos de idade e são primariamente dispositivos educacionais.

A consola assemelha-se a um computador educacional para crianças com cartuchos em forma de pequenos livros didácticos sensíveis ao toque, um touch pad, ligação à TV, colunas integradas e uma entrada para cartões SD. Os acessórios para esta consola são do mais estranho que alguma vez se viu e vão desde uma simples caneta, passando por uma cozinha completa com fogão, liquidificador e tudo, até um salão de cabeleireiro com secador, tesoura e uma pia para lavar a cabeça!

OshareBeena_Beena_JP_Accesory CookingBeena_Beena_JP_Box_Front

Independentemente de todas as más decisões, das guerras comerciais, dos números de vendas, a SEGA sempre terá um lugar especial no meu coração. Gostava de vos poder dizer coisas boas sobre esta última e derradeira viagem da SEGA pelo mundo das consolas, mas pouco mais há a dizer… para além dos 64 jogos infantis e apesar de nunca ter sido oficialmente abandonada, o último jogo saiu em 2011.

Foi com muita pena, mas também com muito orgulho que pude assistir ao nascer e morrer de um colosso que deixou indubitavelmente a sua marca na evolutiva História dos Vídeojogos.

maxresdefault