No outro dia chegou-me às mãos o Dead Island Definitive Collection para XBOX ONE e eu mal conseguia controlar o meu entusiasmo por mais um FPS e desta vez combinado com zombies, recauchutado e polido!

Isto de escrever sobre videojogos tem o seu lado bom e mau, e apesar do que muita gente possa pensar, é mais mau que bom, deixamos de ter o mesmo prazer pelos jogos, deixamos de jogar só por jogar, passamos a ver isto como algo desagradável às vezes. Tem fases, e é particularmente quando aparecem estas coisas que não nos apelam de maneira nenhuma, e têm que ser feitas à mesma, com o máximo de isenção e profissionalismo possíveis.

Em 2011 (qual é a cena desta gente de remasterizar jogos com 5 anos?) a Techland e a Deep Silver lançaram Dead Island, que na sua altura era bastante inovador. Um sandbox em FPS num apocalipse zombie, com grande ênfase na acção e combate com armas de curto alcance, especialmente que cortem ou esmaguem. A sua componente RPG permite que os jogadores vão ganhando experiência e melhorem os seus atributos matando zombies e completando missões.

Dead Island 3

Então o que tem este Dead Island Definitive Collection de especial?

Na minha opinião praticamente nada, mas também depende do que já têm. Além de remasterizado contém o jogo original e todos os DLC, Dead Island Riptide que é basicamente o mesmo jogo mas noutra ilha (ou será na mesma?) e todos os DLC e a única salvação para mim Dead Island Retro Revenge, mas a esse já lá vamos.

Dead Island 2

 

Portanto se são fãs do estilo FPS e Zombies, sandbox com ambiente às vezes claustrofóbico, adoram The Walking Dead e ainda não são donos de nenhum destes Dead Island e Riptide? Comprem, este jogo foi feito para vocês. Eu não sou fã de nenhuma dessas coisas portanto não é nada para mim.

Esta edição só foi salva por uma razão. Dead Island Retro Revenge.

Não estando na sua plataforma ideal (acredito que a Nintendo 3DS, Android ou IOS o fariam render mais) é um jogo excelente para pequenas incursões. O seu aspecto 16-bits num non-stop side-scroller é uma óptima maneira de passar um bocadinho de tempo.

Dead Island 4

Posso não ser fã do estilo mas reconheço as qualidades de Dead Island Definitive Collection. Está sem dúvida mais tratado que o original, tem um voice acting superior a muitos jogos e consegue criar óptimos ambientes. Como não sou fã, não posso dizer se vale os €40 que pedem por ele (XBOX ONE, PS4, Steam).

Mesmo assim continua a ter o que é possivelmente o melhor trailer de anúncio da história dos videojogos.