O que dizer sobre The Eyes of Ara?
Lançado dia 19 de Julho depois de campanhas Kickstarter e Greenlight este jogo da 100 Stones Interactive levou-me onde já não ia há muitos anos.
Em termos mecânicos é nada mais que uma aventura visual, não tem acção, não tem diálogos ou cut-scenes ultra realistas, é apenas um gigantesco puzzle num ambiente mais bonito. Lembra-me jogos da minha juventude como 7th Guest ou 11th Hour onde estamos presos numa casa ou outro local e somos obrigados a resolver puzzles para avançar na história.
Não é nada novo, não é um argumento altamente original mas é algo que continua a ter um grupo de fãs grande o suficiente para existirem novas iterações nestes campos.
Sem grandes ajudas (como é preferível neste tipo de jogos) somos lançados para um local deserto com um pedido misterioso. Utilizando dicas bem colocadas e aliado a uma jogabilidade intuitiva os primeiros puzzles são relativamente fáceis de resolver, o cenário com que é possível ter alguma actividade é facilmente visível e as dicas para a resolução dos problemas nunca estão muito longe do problema.
Gradualmente e quase sem se notar a dificuldade é aumentada, peças e dicas dos problema vão sendo colocadas em salas diferentes, as soluções são cada vez mais complicadas e ao mesmo tempo gratificantes.
O ambiente e a música são adequados às situações e é extremamente fácil ao jogador deixar-se perder naquela ilha.
The Eyes of Ara é um triunfo no seu campo, consegue dar ao jogador uma viagem nostálgica aos velhos puzzle games deste estilo. Apesar de ter algumas dores de cabeça nas suas resoluções, não são impossíveis, não são ilógicas, e até conseguem ser bastante calmantes. A um preço de €14.99 é uma óptima opção para quem quer um jogo paradoxal. Calmante e desafiante ao mesmo tempo.