Acordar numa ilha perdida sem saber porquê, andar de um lado para o outro a matar criaturas, desbravar mato, encontrar outros membros para nos ajudar e explorar várias ilhas, uma terça-feira normal para alguns de nós.

Quem pode dizer que nunca acordou a um domingos de manhã ao lado de alguém que nos arrependemos e damos graças aos deuses que não nos lembramos da maior parte da noite e temos que fazer aquele sail of shame de volta de uma ilha perdida no Triângulo das Bermudas? Ninguém!

Lost Sea 2

Lost Sea, da Eastasiasoft Limited trata de mais ou menos isso. Mais sendo a parte das exploração das ilhas, matar criaturas e outros pontos, menos é a parte da bebida e do walk of shame.

De um ponto de vista técnico, Lost Sea, é um jogo de aventura que vai buscar alguma inspiração a jogos clássicos como Legend of Zelda particularmente no combate, puzzles e um pouco na animação e gráficos, mais especificamente a Wind Waker pelos cenários insulares em cell-shading.

Controlamos um personagem que acorda após um acidente de avião numa ilha e a nossa missão é juntar sobreviventes, construir um barco e sair de lá. O conceito é simples e o jogo também, infelizmente tanta simplicidade acabam por fazer com que ele deixe um pouco a desejar.

Somos imediatamente presenteados com vários personagens para escolher, contudo tanto quanto pude ver são apenas capas, escolher a rapariga com ar de detective, o gajo que parece um rufia irlandês ou qualquer outro dos personagens é indiferente, é só para andar com a “roupa” na qual nos sentimos mais confortáveis. Nenhum tem particularidades diferentes, logo aí o jogo perde.

Lost Sea 2

Outro ponto em que falha é no seu ambiente gráfico e sonoro. Apesar de anunciarem que as ilhas são procedurally generated, é muito difícil notar essas diferenças ao longo das várias visitas ao jogo, e a perspectiva isométrica nem sempre ajuda nestes casos pois coloca objectos em zonas que o cenário os esconde, portanto se não estivermos dispostos a rodar a camara para observar cada área podemos perder coisas. A música também se pode tornar repetitiva ao longo do tempo.

O último ponto negativo é a Inteligência Artificial, ou falta dela. Durante o jogo apanhamos sobreviventes que nos seguem na exploração, isto seria tudo muito bonito se eles não fossem simplesmente um atrelado com QI equivalente a um atrelado, o que num jogo onde existe permadeath pode ser uma complicação.

Dito isto, Lost Sea vale os seus 14.99€? Estranhamente não posso dizer que seja um mau jogo, a base está lá, o potencial também, mas de potencial perdido estão as ruas cheias e não é por isso que lhes damos mais valor. Não é um jogo de bundle, mas sem dúvida é um jogo para saldos.