Swoosh! E estamos nos anos noventa!

______________________________________________________________

Riptide GP: Renegade – Desenvolvido e publicado pela Vector Unit
Aproe. 2,1 minutos de leitura (250 wpm c/taxa de compreensão de 60%). Tempo recomendado a despender: 6 minutos (tempo do autor durante a revisão).

______________________________________________________________

Bolas, como Riptide GP: Renegade me leva para o passado e injecta no meu sistema uma dose de nostalgia suficiente para pôr dois elefantes com os seus óculos de massa a ouvir um vinil dos Supertramp enquanto limpam a humidade dos seus VHS.

O jogo anterior não é Riptide, mas sim Waverace 64, popular jogo lançado no ano de 1996 para, adivinhem só, a Nintendo 64. Mas é impossível negar a influência que teve sobre este, uma vez que tudo é bastante semelhante! As rampas, os truques, a forma como a mota se faz sentir. No fundo, é um jogo de corridas ilegais de motas de água.

045080

Quando comecei a jogar Riptide GP: Renegade perguntei-me porque raio os jogos de hoje em dia não são tão divertidos como este, apesar de todo o seu aspecto humilde. Umas horas depois perguntei-me porque raio os jogos antigos eram tão difíceis. E que difíceis, Riptide tem um pico de dificuldade mesmo no início da sua campanha.

E por falar em campanha, esta consiste em cerca de 43 corridas divididas por 15 eventos, 5 corridas de boss e mais 12 eventos opcionais, imensa escolha, portanto. Repare-se que as corridas podem ser um de vários modos:

  • Race – suficientemente óbvio;
  • Freestyle – Truques geram pontos, o objetivo é ser o corredor a fazer mais pontos;
  • Elimination – semelhante a Race, mas de x em x tempo o último classificado é eliminado da prova;
  • Slalom – Típica corrida de checkpoint, sendo necessário passar à esquerda ou à direita das boias na pista.

O jogo conta também com multiplayer online sincronizado que, do que conseguimos experimentar, não diferia na jogabilidade para compensar latência adicional, uma vez que esta mostrou-se quase inexistente. No entanto é de notar que das inúmeras vezes que experimentámos ligar-nos e encontrar um jogo só conseguimos jogar uma partida com um jogador, devido ao aparente pouco movimento dos servidores.

riptide-gp-renegade-2

Riptide está também preparado para fazer splitscreen com 4 jogadores, modo leaderboard, onde competimos contra os melhores tempos dos nossos amigos e quick race, em uma das quase dúzia de pistas disponíveis, com um dos nove pilotos e uma das nove motas. As motas de água podem levar updates aos seus stats e os pilotos podem aprender novas habilidades e truques.

As mecânicas do jogo são simples e foram bastante bem implementadas, de forma que o jogo se faça sentir rápido e divertido. Truques geram boost que pode ser acumulado e, quando utilizado, tem de ser até ao fim.

riptidegprenegade_09

Riptide GP: Renegade, sequela de Riptide GP 2, está disponível para PS4 (a versão aqui analisada), Steam, NVIDEA Shield, Apple TV e estará disponível para praticamente todos os outros sistemas correntes de videojogos da actualidade.

Riptide GP: Renegade é um jogo de que se pode dizer pouco. Para a pessoa que está à procura desta experiência não há forma de ficar desiludido, desde que se consiga olhar além dos gráficos, que não são surpreendentes. Há imenso tempo que não encontrava um jogo tão divertido tomando em consideração o quão fácil é de aprender, porém, não o subestimem: vencê-lo é certamente um grande desafio.