Se o século XIX ficou marcado pela revolução industrial, o século XX foi sem dúvida a era da revolução tecnológica!
Nos anos 60, e com a corrida ao espaço, viveram-se os anos do Space Age design, onde tudo remetia para o ano “mítico” ano 2000 – Um futuro em que o Homem viveria em casas transparentes repletas de tecnologia, robots para todo o serviço, carros voadores e roupas feitas de materiais sintéticos e altamente avançados.
Os anos 80 foram o pico da revolução tecnológica. Desde a invenção das máquinas fotográficas descartáveis passando pelo CD até aos primeiros computadores pessoais, tudo mudou no nosso mundo e a partir desta mágica década, nada seria como antes!
Se existe um computador na Europa sinónimo dos anos 80, é sem dúvida o Spectrum. Seja qual for o modelo, desde o 48k até ao +3, quem viveu nos anos 80, das duas, uma: ou teve um ou conhecia alguém que tinha!
E o que é um computador sem os seus jogos?! No Spectrum, bem como na maioria dos micro-computadores da sua geração, os jogos vinham em cassetes. Sim, leram bem, em cassetes áudio! – e agora, depois de escrever esta frase, dou-me conta que me sinto velho…estou deprimido e o artigo fica por aqui. Bom dia e até à próxima…
Se este não fosse o Ataque dos Clones, os próximos parágrafos seriam sobre os jogos em cassetes; mas nesta rubrica, não existe espaço para o normal ou comum. Gostamos de coisas esquisitas, esquecidas ou obscuras e hoje vai ser um 3 em 1!
Preparados? Então aqui vai…
4 Jogos para o ZX Spectrum lançados em discos de vinil!
- The Thompson Twins Adventure – Lançado em Outubro de 84 com revista Computer and Video Games – O jogo é um Text Adventure baseado no single “Doctor! Doctor!”.
O jogo gira em torno da aventura dos três membros dos Thompson Twins ( Tom Bailey, Alannah Currie e Joe Leeway ) cujo objectivo principal é reunirem os ingredientes necessários de forma a criarem uma poção mágica do médico. Bom – a música é o Doctor Doctor…é para ele que “trabalhamos” no jogo.
A aventura começa com os 3 membros dos Thompson Twins numa praia. Este é o ponto de partida da sua viagem que os levará a viajar por diversas áreas, incluindo florestas e cavernas, para reunir os ingredientes para a tal poção do médico. Quando tiverem recolhido todos os ingredientes e localizado o médico, o médico cria sua poção e o jogo termina. – E pronto… é isto… eu nunca disse que o jogo era bom…
- The Shaky Game – Incluido no final do lado B do álbum The Bop Won’t Stop, de Shakin’ Stevens, lançado em 1983, trata-se de um Arcade Maze Game.
O objectivo do jogo é guiar uma personagem à volta de um labirinto, evitando os morcegos. No final, em vez de pontuação, é atribuído um disco de “Ouro” ou “Platina”
Supostamente o jogo teria algo a ver com a música: “It’s Late”. – …Hum…I don’t see it… but ok.
- Juego De Los Gnomos – Bonus track incluída na banda sonora da serie de animação David el Gnomo de 1985. Este foi o primeiro jogo em vinil para o Spectrum que não saiu associado a uma revista.
O jogo consiste num puzzle onde temos de organizar as peças de forma a obtermos a imagem correta. – yeah! Só isto. Lá se foram 250 paus “pó” galheiro!!
- Papa Dance – Incluído na ultima faixa do lado A e B do álbum Papa Dance dos Poniżej Krytyki de 1986 – já agora: boa sorte ao tentarem dizer este nome a alguém!
Esta banda foi muito popular na Polónia nos anos 80 e neste álbum resolveram incluir um jogo em forma de Quiz.
O jogo encontra-se dividido em 2 partes e todas as perguntas são sobre a banda – o que significa que se não souberem quem são os grandes Poniżej Krytyki ou não souberem ler Polaco, este jogo é quase tão divertido como ver a tinta a secar numa parede!
E pronto agora que já se sentem completamente excitados com a ideia de experimentar estas “pérolas” dos anos 80, peguem nos vossos Spectrum’s, limpem-lhes o pó e preparem-se para horas de vida que ganham – o pó faz mal à saúde e quem tem problemas respiratórios ainda pior!
Quanto aos jogos são ainda piores que o pó – fazem mal à saúde e à carteira!