A Team 17 volta a dar graças de sua graça com Worms W.M.D.. 21 anos depois do original qual é a razão da existência deste novo Worms? Porque é que temos mais uma sequela de um jogo no meio de tantas outras?

Sinceramente?

Porque este é provavelmente o melhor de todos os Worms, e se não gostam é porque não gostam de diversão.

A fórmula de Worms não é alterada de maneira nenhuma neste novo jogo, o sistema de combate, as armas, o non-sense total está lá como uma homenagem ao que já foi feito, mas há alterações, há melhorias que fazem do jogo mais dinâmico e mais divertido.

Apesar de ter o modo single-player, vamos eliminar essa parte. Worms é acima de tudo um Party-Game, pode ser jogado online (este permite) mas a experiência é levada ao expoente máximo se for com amigos na mesma divisão. Façam dele um drinking game e aí é que se divertem a sério*.

Para quem esteve fechado numa gruta sem acesso a videojogos nas últimas décadas e nunca viu nenhum dos mais de 25 títulos (incluindo spin-offs e remakes), Worms é um jogo de estratégia de artilharia por turnos, no qual o(s) jogador(es) controla(m) minhocas animadas e altamente bem armadas com o objectivo de aniquilar as dos seus adversários com recurso armas do mais normal ao mais exótico.

First thou pullest the Holy Pin. Then thou must count to three. Three shall be the number of the counting and the number of the counting shall be three. Four shalt thou not count, neither shalt thou count two, excepting that thou then proceedeth to three. Five is right out. Once the number three, being the number of the counting, be reached, then lobbest thou the Holy Hand Grenade in the direction of thine foe, who, being naughty in my sight, shall snuff it.

Worms W.M.D. pega na fórmula clássica e utilizando um aspecto 2D desenhado manualmente que acrescenta um valor visual incrível, consegue acrescentar dois factores que aumentam exponencialmente a qualidade da série. Sendo o primeiro os veículos. Helicópteros, mechs, tanques, armas montadas de alto-calibre, são apenas algumas das hipóteses que vêm dar mais sumo a uma fruta por si só saborosa. Quando a isto juntamos a capacidade de crafting desmontando armas e objectos existentes e combinando as suas peças numa nova conseguimos dar mais imaginação onde ela aparentemente estava esgotada.

Worms é um jogo de amigos, é um jogo que não devia fazer sentido, mas faz, é um jogo onde a frase “Tens que te virar para a minha minhoca e fazer double jump”** soa apenas um pouco mal e não totalmente pervertida. Em Worms, não nos importamos de levar com um taco de basquetebol na barriga. É um título obrigatório para quem quer passar uns tempos divertidos com os amigos e está disponível no Steam, PS4 e XBOXOne (versão utilizada para este teste).

*A redacção do Rubber Chicken Games e o autor deste artigo não incitam de maneira nenhuma ao consumo de álcool por menores de idade, e aconselham um consumo moderado do mesmo a quem o pode fazer. Dito isto, se quiserem as regras do Worms drinking game, posso fornecer se pedirem nos comentários.

** Nota do co-editor: esta frase é fidedigna e foi realmente proferida numa noitada de conversa, copos e jogos entre alguns membros do Rubber Chicken. E antes que surjam rumores, sim, esta frase foi proferida para o Matthieu Rego por mim, Ricardo Correia, e não deve ser retirada do contexto.