(Agradecimentos ao Jorge Botas pela cedência das fotografias deste artigo)
Não é todos os dias em que alguém vestido de galinha da cabeça aos pés se apresenta como o indivíduo mais normalzinho da sala. É provável que eu possa estar a exagerar. Mas só um pouquinho. Não era uma sala. Era um conjunto de pavilhões na Alfândega do Porto. E também não andei vestido de nada. Mas foi fantástico mergulhar naquele mar de gente que visitou e enfeitou este IberAnime Porto 2016 navegando pelo recife de coral que eram todos os stands com vestuário, bijutaria, comics e memorabilia relacionada com o Anime japonês que serve de mote ao evento.
É um evento para todas as idades, gostos e feitios, com zonas que vão desde concertos J Pop a Quiosques e Lojas, passando por showcases e por zonas competitivas para eSports. O programa era rico e variado e repleto de zonas onde foi possível ver Pikachus de braço dado com Monkey D. Luffys, Narutos aos abraços com Vegetas e muita, muita maquilhagem. É bonito, o quadro assim pintado. E o mar de gente que invadiu a Alfândega, à beira-rio plantada terá passado um fim de semana memorável, com Cosplay ou sem ele.
Entre as diversas actividades estavam diversas competições de eSports onde marcaram presença algumas das maiores equipas nacionais. Nem tudo foi um mar de rosas, com o antecipado torneio de OverWatch a sair com o carimbo de flop, não pela falta de equipas ou de público interessado, mas por aquilo que pareceram deficiências na organização do evento e que levaram ao desmantelar do palco antes de ser concluído o evento conforme previsto. Mas outros torneios, com particular destaque para o Invitational de League of Legends foram um ribombante sucesso, enchendo a sala reservada para o efeito com bons jogos, boa produção e muita animação por parte do público. A cereja no topo do bolo terá sido o jogo All Stars, com membros das duas equipas finalistas do evento – com os K1ck a vencerem os For The Win de forma peremptória, na final e a amealharem os 2000€ do primeiro prémio – a acolherem caras conhecidas da RTP num jogo que voltou a encher a sala de público e de animação. Jorge Gabriel, Sónia Araújo, Álvaro Costa e Daniel Catalão arregaçaram as mangas e lançaram-se às feras, qual David Vs. Golias na versão em que Golias esmaga David com um piparote e vai comer noodles para as escadas da Alfândega, rimando com a pândega que foram alguns momentos épicos de desnorte entre as estrelas de televisão que originaram gargalhadas e gritos de incentivo por parte do público. Os eSports a pularem a barreira da inacessibilidade e a mostrarem que são e podem ser entretenimento para todos.
https://www.facebook.com/rtparena/videos/1222722534435440/
Fechadas as portas, foram dois dias absolutamente recheados de animação, música e entretenimento para todos os que passaram por lá, dos 8 aos 80. O próximo está marcado para 2017, em Lisboa.