Ataque dos Clones #28
A década de 1970 foi sem dúvida uma época áurea para o mundo dos vídeo jogos. A falta de legislação no que diz respeito a patentes e a revolução electrónica fez com que o mercado fosse inundado por consolas de qualidade mais ou menos duvidosa, “construídas” pelas mais variadas empresas.
Em meados da década de 1970, o número de empresas que queria fazer dinheiro neste adorável mundo novo, era abismal. Em determinada altura chegaram a ser mais de 100 fabricantes diferentes a produzirem clones das consolas de Pong e até mesmo empresas que nada tinham a ver com electrónica – apareciam no mercado com as suas consolas a reclamarem a sua parte do filão de ouro recém-descoberto. Uma destas empresas que conseguiu deixar a sua marca na grande história dos vídeo jogos foi uma tal de Connecticut Leather Company… mas isso será uma história para outra altura…
Hoje quero-vos falar da primeira consola com cartuchos programados: a Faichild Channel F, desenvolvida pela Fairchild Semiconductor.
Sherman Mills Fairchild, filho de George Winthrop Fairchild, um dos cofundadores da IBM, foi um empresário, investidor e inventor americano nascido a 7 de Abril de 1896. Em 1917 depois de ver a sua entrada no exército recusada devido a problemas de saúde, Sherman não desiste de se envolver no esforço de guerra e juntamente com o seu pai, conseguem um contrato governamental para desenvolver uma câmara para melhor captação de fotografias aéreas.
A câmara foi um sucesso e em 1924 Sherman cria a Fairchild Aviation Corporation. Mas Sherman queria mais do que o mundo da aviação e em 1944 muda o nome da sua empresa para Fairchild Camera and Instrument Company.
Em 1957, fruto da aproximação de um grupo de génios desertores da Shockley Semiconductor Laboratory apelidados de traitorous eight nasce a Fairchild Semiconductor, uma das empresas responsáveis pelo nascimento do Silicon Valley. Em 1974, a Fairchild Semiconductor anuncia ao mundo o seu microprocessador de 8 bits, o Fairchild F8 que competiria diretamente com o recém lançado Intel 8008. No entanto as vendas do mesmo não são o sucesso esperado devido a uma arquitetura invulgar.
Com um numero significativo de chips e poucas vendas, a Fairchild vira-se para o novo mundo de oportunidades dos vídeo jogos e em Novembro de 1976 lança a sua primeira consola: a Faichild Channel F. A arquitetura da consola foi desenvolvida por Jerry Lawson, o único membro afro-americano da Homebrew Computer Club, da qual fizeram parte Steve Wozniak e Adam Osborne entre outros.
A consola deixava muito a desejar, graficamente tinha apenas capacidade de usar um plano de gráficos e uma de quatro cores de fundo por linha, o som saía de um pequeno altifalante na consola, os jogos eram muito poucos (apenas 26 cartuchos) e tinha um preço de lançamento de 169 dólares – o que equivale atualmente a 720 dólares. Nem tudo era mau – a consola tinha um botão de hold que permitia parar o jogo, controlos de tempo e velocidade e os joystick tinham a particularidade de se moverem em 8 direções distintas.
Algures em 1979, a Zircon International comprou os direitos de produção da consola, redesenhando-a e relançando-a como – Channel F System II. Contudo, apesar das melhorias quer no design quer na funcionalidade, por esta altura o mercado estava a caminho do primeiro crash dos vídeo jogos e em 1983 a Fairchild finalmente atirou a toalha ao chão e abandonou de vez o mercado.
A Faichild Channel F nunca chegou à Europa diretamente mas com a Zircon no comando, foram feitos vários acordos de produção com diferentes fabricantes europeus. Não fosse este o Ataque dos Clones, e este artigo ficaria por aqui… mas como somos pessoas sérias, que venham de lá esses Clones!
Luxor Video Entertainment System – Suécia
Adman Grandstand – Reino Unido
Saba Videoplay – Alemanha
Nordmende Teleplay – Alemanha
ITT Tele-Match Processor – Alemanha
Dumont Videoplay – Itália e Bélgica
Barco Challenger – Itália e Bélgica
e como diz o lema – Unus pro omnibus, omnes pro uno – que é como quem diz: o que é mau é para partilhar!!