Mais um domingo, mais um dia sem fazer ideia sobre que escrever. Enfim.

O YouTube é provavelmente a plataforma de eleição para criação de conteúdo da última década. Por estes motivos apuram-se aqueles que mais pessoas querem ver e recebem o tratamento esperado: bons deals, viagens a Bora Bora, assinar autógrafos. Tornam-se celebridades e não me interpretem mal, têm todo o seu mérito. Mas como nem só de pão vive o homem (ou de entretenimento), alta é a importância de artigos informantes, como este é ou tenta ser. Escusado será dizer que o Rubber Chicken foi patrocinado por todos estes canais internacionais com milhares (e alguns milhões) de subscrições. Não houve excessos, colegas. Foi basicamente um cozido em Canal Caveira.

cozido canal caveira (1)

O Rubber Chicken e os Tubers internacionais em Canal Caveira.


Super Bunnyhop

Um bom jornalista de videojogos com bastante conhecimento sobre o meio, um bom discurso, Super Bunnyhop ficou conhecido por escrutinar, ao longo do ano passado, toda situação com a Konami e Hideo Kojima, em vídeos que foram apagados pela Konami e mais tarde desenterrados pelo YouTube. Independentemente de todo o drama de internet, é para mim, o go to para uma opinião credível e em que posso confiar. Não pelo seu diálogo ou apresentação, mas pela pertinência e qualidade das suas opiniões.


JonTron

Irreverente, com humor non-sense e uma imagem inconfundível, Jon tinha tudo para conquistar os corações dos miúdos com vídeos a jogar videojogos, porém, prefere usar os seus super poderes para abordar pérolas esquecidas dos videojogos e extrair o seu conteúdo cómico. Recentemente tem forçado alguma regularidade no seu canal e talvez por isso esteja também a decrescer em qualidade. Mas são as pérolas que me fazem voltar. Para aqueles com paciência, vale a pena dar uma espreitadela para uma boa gargalhada.


Every Frame a Painting

Eu sei, este não fala sobre videojogos. No entanto, há muito de filme nos videojogos e deles é possível portar lições importante para o meio. Confesso, odeio a grande maioria dos filmes, não suporto a dependência do diálogo. E são vídeos deste género que me fazem acreditar que há tantas outras coisas por explorar num meio completamente encharcado de carros tuning e mulheres quase despidas. Exagero. Não me levem a mal, gosto muito de vocês.


Game Maker’s Toolkit

Este senhor vendeu-me a sua fórmula no primeiro vídeo. Por algum motivo fui encontrar o seu conteúdo quando apenas dois vídeos tinha no canal, provavelmente numa pesquisa aborrecida sobre videojogos e música, mas a verdade é que acabou por construir uma base de dados de vídeos bastante bem escritos sobre game design. Recomendado a amantes de videojogos, extremamente recomendado aos que aspiram fazê-los.


Matthewmatosis

De todos os canais de videojogos aqui postos, este é o último e alguém que não tem problemas em comprometer a forma pelo tempo. Para aqueles dispostos a despender um serão (ou vários) para ver vídeos interessantes sobre videojogos. Aqui o ponto não é o game design e a abordagem não é jornalística. São só bons vídeos de opinião.


VSauce

E finalmente, o mais mainstream dos seis, um autêntico PewDiePie da RTP 2, temos VSauce. Um canal sobre ciência com vídeos extremamente interessantes com uma abordagem de divulgação, produção e edição exímia.


E mais não tenho. São estes que merecem a minha atenção com regularidade, não por querer estar sempre a crescer intelectualmente (nada disso, também aprecio TV de lixo), mas porque para entretenimento sempre utilizei os videojogos. Peço desculpa por não ser o mais hipster a escolher os canais, mas para os que não conhecem acho que podem ser boas surpresas. Até quarta e um bom início de semana!