No dia seguinte ao que recordamos a restauração da independência portuguesa perante os castelhanos, no IADE, tenta-se estabelecer, cimentar uma nova indiependência. Não é novidade, o mundo mudou, o mundo gosta de jogos e Portugal não é diferente. Tendo também já servido de tubo de ensaio para uma tentativa de indústria mais tradicional que levou a concluir que, para já, ainda não é a altura (se houver sequer essa altura) de nos estabelecermos na indústria de videojogos dessa forma, é em eventos como o Game Dev Student Showcase (dinamizado pela Ludoteca – que se tenta estabelecer em Portugal como ponto de referência para os developers e respectivos aspirantes) que se encontra a mostra de intenções e o que realmente leva as pessoas (os jogadores e os developers) a lá estar ou estar lá.

gdss-1

O Game Dev Student Showcase é mais um numa cadeia de eventos que reúne conhecidos e novas caras, junta-os nos mesmos locais para partilhar aquilo que gostam e aquilo que amam, os jogos de vídeo. Falam sobre eles, partilham experiências e os seus jogos ou os jogos que gostariam de fazer.

Um começo friorento (às 18:30) levou a uma sala verdadeiramente recheada de amigos, desconhecidos mas principalmente, apaixonados. E à medida que o calor se acumulou no IADE, a chuva começou a cair lá fora, de forma a acompanhar o baixar da temperatura. Minutos depois consegui contar cerca de 18 computadores pessoais, a mostrar as obras dos donos, alguns dos quais com vários jogos. Estavam maioritariamente alunos no espaço, a mostrar projectos concebidos no âmbito das suas disciplinas, outros a mostrar como ocupavam o tempo. Poucos foram aqueles que mostravam projectos concluídos, disponíveis para comprar ou descarregar, mas também lá estavam. Alunos da Universidade Europeia, alunos do Técnico, alunos de arredores de Lisboa e não só, até estava um professor. Há pouco a dizer, há pouco a explicar, houve muito para sentir e para experienciar. O clima era confortante e apesar dos formalismos do título, foi mais uma celebração que se viveu em vez de uma mostra de jogos. São momentos destes que me fazem acreditar, não numa indústria, mas no amor unidirecional de cada um dos presentes. Acreditar que há motivos em cimentar o amor unidirecional pelo meio, pela forma de expressão, pelo saco de pancada que nos permite descarregar as nossas frustrações ou motivo para fazer pipocas e nos entretermos.

gdss-5

Há algumas coisas que nunca irei conseguir perceber: o porquê da atmosfera solar ser mais quente que a sua superfície, se P é ou não igual a NP e a insuficiência das qualidades fotográficas de Isaque Sanches.

Ficam os jogos que estiveram presentes, algumas fotos e ligação para onde podem vocês encontrar informação para aparecerem, entrarem também em contacto e conhecerem os jogos, conhecerem as pessoas. Foi a primeira vez que estive presente e não poderia recomendar mais.

http://www.ludoteca.pt – no início da página poderão encontrar várias ligações onde estes eventos são divulgados. Para algo talvez um pouco mais funcional e menos informativo têm a sua página de Facebook.

Alguns dos jogos presentes na Game Dev Student Showcase foram:

  1. Ars Militaris
  2. Blueprint Apocalypse
  3. BrassCoreBolt
  4. Colddot
  5. Colossorama
  6. Journey of Brio
  7. Metal Gear Solid “Remake”
  8. Mr. White Is Dead
  9. Obladi Oblada
  10. Rise of the Muddies
  11. Slumbering Light
  12. Super Planet Defender
  13. Tastyverse Adventures
  14. Tsubasa Simulator
  15. The Shaft
  16. Uranus
  17. Wildfire
  18. E a coleção inteira de 16 jogos de jams de José Castanheira.

gdss-2

gdss-4

gdss-3