Ellipsis está agendado para 25 de Janeiro de 2017 e apesar de se resumir a um jogo mobile glorificado, oferece uma experiência consistente e valiosa, principalmente para quem procura um jogo para relaxar ou um bom desafio.

Salmi Games é uma equipa de desenvolvimento alemã que pretende desenvolver jogos inovadores e experiências VR. O seu primeiro jogo, Ellipsis, foi lançado para iOS e Apple TV em Fevereiro deste ano e aspira ser um jogo puzzle de acção sem texto ou instruções. E relativamente a essa meta, acho que foi atingida com sucesso através da pequena amostra do que têm para oferecer na versão final do jogo.

Controlamos uma nave até um portal que aparece assim que destruirmos cinco bolhas por ordem da sua numeração sem morrer para os inúmeros obstáculos disponíveis por cada um dos níveis. Cada mundo tem dezenas de níveis e a versão final contará com cinco mundos para explorar e, esperemos nós, nos desafiar. Cada nível tem um rank associado, obtido através da quantidade de pontos coleccionados e tempo despendido (a estrela obtida por fazer o melhor tempo só pode ser conquistada após concluíres o nível pela primeira vez).

O grafismo é minimalista mas descarado com as cores fluorescentes e néon. Por algum motivo esta estética combina perfeitamente com as mecânicas associadas: Se alguma vez atingir sinestesia foi um objectivo realista da missão de Mizuguchi com Rez, Lumines e Child of Eden, esse é o sentido para o qual Ellipsis se orienta. E é com muito gosto que cá estou (e certamente tantas mais pessoas) para o receber.

“Mas como te atreves em falar em sinestesia sem falar em som!?!” Não se apoquentem, Ellipsis tomou conta do recado com classe. O design do audio é tão competente como a experiência que pretende proporcionar. Foi desenhado para nos confortar, ainda que com o feedback adequado para certificar que não perdemos pitada do que se está a passar no ecrã. Não é só bom gosto, é ter uma boa noção de como se constrói um bom videojogo dentro dos limites que pode alcançar.

Basta ver como é que vai combater a equipa contra a possível exaustão do tipo de jogabilidade, uma vez que a introdução de novas mecânicas no mundo disponibilizado para a antevisão tenha sido refrescante, mas talvez não o suficiente. Ou então, simplesmente aceitar que esta experiência, apesar de responsável e coerente, não pode ir além daquilo que aqui apresenta, apesar de se for esse o caso, ficar bastante surpreendido. O jogo conta também com um criador de níveis, que permite dar ferramentas à nossa criatividade e estender a longevidade do jogo.

Ellipsis irá, tanto quanto parece, oferecer uma experiência responsável. Basta saber qual o preço associado e se está de acordo com a experiência que proporciona. Até lá, basta esperar ou considerar adquirir a versão mobile.

PS: Ellipsis irá custar cerca de 9,99€. Para o que tem a oferecer, parece-nos um valor justo e equilibrado!