Opiniões são como os chapéus, há muitos e é por isso que quando diz respeito a jogos é difícil dar uma pontuação ou uma nota uniforme a cada um. A qualidade vai depender do gosto de cada jogador, há quem procure gráficos, há quem procure outras experiencias e há quem procure liberdade do mundano, nem que seja por uns momentos. Por isso a equipe do Rubber Chicken juntou-se para listar os Essenciais. Para evitar listas gigantescas foi pedido a cada membro da equipa que quis participar 15 jogos (individuais, não séries) que toda a gente devia jogar, independente de estilo ou categoria. Como cada um tem os seus gostos pessoais alguns focaram-se em algumas categorias enquanto outros fizeram escolhas mais eclécticas, razão pela qual algumas listas serão maiores que outras, e aos olhos dos nossos leitores irão “faltar” alguns jogos. Nem todos temos a mesma opinião, e nem todos os vossos favoritos irão estar nas listas, aproveitem para os colocar nos comentários, expliquem porquê, partilhem opiniões, discutam, contribuam!

Começamos sem ordem em particular com os melhores jogos de Platformers.

Plataformas 2D

Super Mario Bros.

Image result for super mario bros

Começamos pelo clássico dos clássicos, pouco há a dizer sobre Super Mario Bros. que não possa ser encontrado repetido até à exaustão pela internet inteira. O primeiro grande jogo da NES, aquele que marcou a história dos videojogos de tal maneira que ainda hoje quase toda a fórmula dos jogos de plataformas sidescrolling vai buscar as regras que ele impôs. Um marco indestrutível, um feito incrível de tal maneira conhecido que ainda hoje décadas depois da criação quando queremos explicar o que é um jogo de plataformas recorremos ao “Aqueles jogos tipo Super Mário, estás a ver?”.

Prince of Persia

Há vários tipos de jogos de plataformas 2D, e assim como Mario marcou um estilo, Prince of Persia de 1989 definiu o jogo de plataforma/aventura. Ao controlar o protagonista anónimo nesta aventura cronometrada para salvar a princesa foi das primeiras vezes que muitos jogadores tiveram a possibilidade de se embrenhar a fundo e “vestir” a pele de um herói quase realista. Dono de uma mecânica e física de movimentos e combate ainda hoje invejada por muitos, foi tão poderoso que a saga ainda vive nas consolas e até na BD e Cinema.

Super Mario Bros. 3

Já ouviram que “os Portugueses criaram a burocracia e os Brasileiros tornaram-na uma arte”, ou expressões semelhantes com o mesmo sentido? Aqui acontece o mesmo, Super Mario Bros. 3 conseguiu o que aparentemente era impossível, melhorar a perfeição. Muitas vezes a perfeição nos jogos depende da tecnologia que existia nessa altura, mas no geral é quase incontestável que Super Mario Bros. 3 é o melhor dos Super Marios. Mas para saberem mais, consultem o artigo de um dos nossos fanboys residentes.

Super Metroid / Metroid Fusion

Outro marco nos jogos de plataformas foram os Metroid, em particular Super Metroid e Metroid Fusion, sobre este último podem ver a opinião de outro fanboy da casa mas não podemos esquecer que foi Super que definiu a estrutura de exploração individual da nossa heroína. Qual Ripley (wink wink) num ambiente hostil rodeada de aliens ainda mais agressivos, nunca se deve deixar a oportunidade de passar algum tempo com Samus Aran.

Comix Zone

Se acham que Bloodborne e Dark Souls são difíceis é porque nunca meteram as mãos nos comandos de Sketch Turner, o herói deste Comix Zone. Um jogo que até os old school gamers do galinheiro nunca conseguiram acabar sem “ajudas”. O espinho no seu flanco, a sua vergonha escondida, no fundo a baleia branca que continuam a caçar quase obsessivamente. É esse o efeito deste brilhante jogo em que passamos de quadrado em quadrado de um livro de BD para conseguir acabar a sua história e tudo nos faz dano, até o que é obrigatório fazer.

Mega Man 2

Image result for mega man 2 gif

Na senda da dificuldade não podia faltar Mega Man 2, tal como em muitos jogos desta altura, e ao contrário do cinema, a sequela pegava na estrutura do original e melhorava-a em todos os aspectos possíveis. Mega Man 2 faz exactamente isso, tanto nos gráficos como na jogabilidade, chegar a Doutor Willy é um feito, vencê-lo devia dar direito a uma medalha pelas mãos do Presidente da Republica.

Contra

Image result for contra

Para acabar a trilogia da dificuldade temos Contra, o clássico dos clássicos. Aquele jogo que deu dores de cabeça e de cabeça de dedos a tanto jovem agora adulto. A dificuldade de Contra, dizem os boatos era tão por culpa de comandos que na altura não eram do mais eficaz como propositadamente colocada pelos programadores. Mesmo assim não é por isso que não merece estar na nossa lista de melhores jogos de plataformas de sempre.

Kirby’s Adventure

Image result for kirby's adventure

Curiosamente o único titulo deste icone da Nintendo na NES, Kirby’s Adventure é tudo o que um jogo com um personagem fofinho e um poder de sucção incrível deve ser. É daqueles jogos fantásticos que não sabemos apontar algo que o diferencie dos seus pares, não tem nada que o destaque por ser inovador ou único “simplesmente” é óptimo em tudo o que faz.

Earthworm Jim

Quase numa homenagem a Metroid, Earthworm Jim mostra o que um super fato consegue fazer por qualquer criatura, se o Exoesqueleto de Samus a permite entre outras coisas transformar-se numa bola, o deste jogo permite a uma minhoca comum, Jim, transformar-se num herói sem par. Tanto pela fluidez das suas animações, níveis complexos ou sentido de humor completamente deturpado, Earthworm Jim é inesquecível para uma geração inteira.

LocoRoco 2

Image result for locoroco 2 gif

Dos mais recentes nesta lista e com uma jogabilidade ímpar, LocoRoco 2 é tão jogo de plataformas como de Puzzle, tendo sido muito difícil encontrar a melhor posição para ele. Pertence a uma nova vaga de plataformas, um jogo feito tanto para comandos físicos diferentes e para um jogador que quer mais do que simplesmente guiar um personagem de A no lado esquerdo a B no lado direito, é uma imagem de como os jogos evoluíram, sem perder a sua essência, inovando mas respeitando a sua origem.

Plataformas 3D

Os avanços tecnológicos permitiram que fossem dados passos largos na perspectiva do jogador. Estes platformers viraram, literalmente, a camara e muitas cabeças.

Super Mario 64

Não se pode falar de jogos de Plataformas 3D sem falar de Super Mario 64. Um verdadeiro Vasco da Gama dos videojogos, conseguiu dobrar as Tormentas em que muitos ficaram encalhados. Assim como o seu “avozinho” 2D que encabeça esta listagem, Super Mario 64 criou as regras que tantos outros seguiram, marcou o caminho, desenhou a estrada e até forneceu o material que tantos foram buscar para usar como se fosse deles. Técnica e graficamente perfeito, e muitos anos para lá do que era feito na sua altura, nada se compara a ele.

Super Mario Galaxy / 2

Image result for super mario galaxy

A não ser Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2.

Tal como Super Mario 3 melhorou tudo em Super Mario Bros. Super Mario Galaxy a par de Galaxy 2 são considerados perfeitos por muitos. Desde a beleza dos hubs e dos níveis, a física, o design imaginativo, a aplicação perfeita dos comandos da Wii, a banda sonora. Não só é obrigatório como torna a compra de uma Wii, totalmente justificável apenas e só para jogar estes dois.

A lista há-de ser aumentada regularmente, listas sempre em crescimento e alteração, porque é assim o mundo dos jogos e também é assim a equipa que vão incluir aqueles que achamos, em concordância os melhores jogos de sempre, aqueles que qualquer jogador novo ou velho, iniciado ou com anos de experiência deve jogar, nem que seja uma só vez.