Yoshi’s Wooly World de 2015 foi apenas mais um dos exemplos da gigantesca prova de que a Wii U pode ser malograda, mas certamente possui o melhor rácio de jogos de altíssima qualidade dos catálogos de grande parte das consolas que conheço.

Brilhantemente desenvolvido pela Good-Feel que já nos tinha trazido Kirby’s Epic Yarn para a Wii, Yoshi’s Wooly World era tão descomprometido quanto qualquer outro jogo do afável dinossauro verde: notoriamente direccionado para um público mais infantil, mas com uma construção de mundo e de game design que o tornavam uma obra que não se circunscrevia apenas aos mais novos, e qualquer apaixonada dos videojogos e das plataformas acabaria de forma natural por encontrar um grande apelo no jogo.

De tantas exímias expressões artísticas que levaram a Wii U ao limite das suas capacidades, arrisco-me a dizer que Yoshi’s Wooly World é a bandeira da consola, representando na perfeição o valor que tantos, como eu, que acreditaram no poder e nas potencialidades da consola, e que foram (fomos) subsequentemente brindados com obras como esta, que traziam a plasticidade dos materiais têxteis de forma credível e vibrante para o ecrã da TV (e do Game Pad).

Não só por termos comprado os 3 Amiibo de lã de cores distintas (cada um atribuído a um membro diferente lá de casa), mas também porque a diferença entre os nossos bonecos físicos e aqueles que saltavam e corriam no ecrã era diminuta, tornou Yoshi’s Wooly World um dos primeiros jogos que o meu filho (à época com 2,5 anos) se deliciava a ver-me jogar. E como é que seria possível isso não acontecer? A construção de todo aquele mundo de lã é exímia, e corresponde às potencialidades que tínhamos visto serem abordadas em Kirby’s Epic Yarn.

A notícia do port de um dos melhores jogos da Wii U para essa tremenda plataforma portátil que é a 3DS é agridoce. Por um lado a decisão soa a um passo de cumprimento de lealdade da Nintendo para com o seu público fiel à 3DS mas que não possuía a mal-amada Wii U, e que deveriam (e com razões para isso) estar tristes de não ter acesso a um brilhante jogo como este.

É mais do que óbvio que existe um sentimento de pertença à 3DS de jogos de plataformas como este Poochy & Yoshi’s Wooly World. Poder jogá-lo em qualquer lugar e em situação acaba por coadunar-se à simplicidade da jogabilidade, e para os mais exigentes e colecionistas a possibilidade de levarem a frustração de encontrar todos os muitos collectibles para qualquer parte da casa.

O reverso da medalha deste passo de trazer Poochy & Yoshi’s Wooly World para a 3DS são os condicionalismos técnicos diferenciais entre as duas plataformas. Sendo a primeira vez que vou incorrer no aforismo simplista de criticar versões inter-plataforma por “falta de gráficos” apenas porque este necessário demake prejudica aquilo que é um dos maiores (para mim o maior) brilhantismos artísticos da Wii U.

A verosimilhança com materiais reais que a equipa da Feel-Good conseguiu imputar na sua versão original de Wii U, trazendo uma dimensão táctil que nos impelia a atravessar o vidro do ecrã da televisão e a fazer parte daquele mundo feito de lã, que parecia tão tangível quanto plausível é quase perdida na adaptação às capacidades da 3DS.

Infelizmente transpor este brilhantismo artístico para as constrições da 3DS é um constrangimento e uma impossibilidade técnica. Há demasiado que se perde “na tradução”, demonstrando que na possibilidade de escolher entre as duas versões e as duas plataformas, a Wii U sem sombra de dúvida ganha sempre.

Mas Poochy & Yoshi’s Wooly World, mesmo com os seus níveis adicionais em que controlamos o dócil cão de lã tem apelo única e exclusivamente para aqueles que não possuem uma Wii U tendo assim a possibilidade (ou a obrigatoriedade) de contactar com este jogo. É verdade que não possui o estrondoso visual do original mas que contém tudo o resto: um jogo de plataformas simples mas com a complexidade, desafio e aprimoramento de game e level design com a coesão que só a Nintendo nos habituou. Poochy & Yoshi’s Wooly World é a versão quase pobre de um dos melhores jogos da Wii U. E quem contactou com o original dificilmente se contenta com o port.