Opiniões são como os chapéus, há muitos e é por isso que quando diz respeito a jogos é difícil dar uma pontuação ou uma nota uniforme a cada um. A qualidade vai depender do gosto de cada jogador, há quem procure gráficos, há quem procure outras experiências e há quem procure liberdade do mundano, nem que seja por uns momentos. Por isso a equipa do Rubber Chicken juntou-se para listar os Essenciais. Para evitar listas gigantescas foi pedido a cada membro da equipa que quis participar 15 jogos (individuais, não séries) que toda a gente devia jogar, independente de estilo ou categoria. Como cada um tem os seus gostos pessoais alguns focaram-se em algumas categorias enquanto outros fizeram escolhas mais eclécticas, razão pela qual algumas listas serão maiores que outras, e aos olhos dos nossos leitores irão “faltar” alguns jogos. Nem todos temos a mesma opinião, e nem todos os vossos favoritos irão estar nas listas, aproveitem para os colocar nos comentários, expliquem porquê, partilhem opiniões, discutam, contribuam!

Começamos sem ordem em particular com os melhores jogos de Action/Adventure.

Red Dead Redemption

Image result for red dead redemption

Se tivéssemos a contar o jogo mais votado na redacção até agora, Red Dead Redemption ganhava pois é o que tem lugar na lista de mais pessoas. A aventura da Rockstar protagonizada pelo pistoleiro John Marston é sem dúvida um dos melhores jogos de todos os tempos, desde as suas missões aos seus personagens, a sua história tocante são obrigatórios para qualquer fã de jogos. Nem que seja para vestir a pele daquele trágico cowboy, que cavalga na pradaria, em cima da sua mula que se chama Maria…

Shadow of the Colossus

Image result for shadow of the colossus

SotC podia estar numa categoria própria. É um jogo de aventura mas é mais que isso, é uma introspecção para o jogador, é um caminho a percorrer, uma estrada tortuosa e cheia de dor. É um exemplo de que quando temos um objectivo nada nos consegue parar. É quase uma obra de arte.

Metal Gear Solid e Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Image result for snake eater metal gear

Ambos foram marcantes, enquanto MGS formatou o stealth action com um enredo envolvente uma jogabilidade intensa e um dos melhores mind****s proporcionados por um Boss na história dos videojogos, Snake Eater levou tudo mais à frente, expandiu em todos os aspectos e tornou-se um exemplo para o formato.

Shenmue

Image result for shenmue

Um jogo muito à frente do seu tempo, assim como a plataforma onde foi lançado. Shenmue é uma aventura nostálgica em tantos aspectos que qualquer pessoa nascida até finais dos anos 80 quando o joga sente-se automaticamente em casa. A ver um filme oriental que acabou de ir buscar ao clube de vídeo. É cheio de clichés, mas dos bons, e das poucas maneiras onde podemos jogar em arcadas antigas como deve ser.

Tomb Raider e Tomb Raider 2

Image result for tomb raider 2

Lara Croft, “bustosa” aventureira de calções curtos e duas pistolas entrou no nosso imaginário em meados dos 90 e nunca mais saiu. Já teve alguns ajustes, fez umas renovações visuais mas a essência ainda está lá. Provavelmente levou muitos jovens a estudar arqueologia pensando que as suas aventuras eram a realidade. Considerada uma versão feminina de Indiana Jones, tornou-se tão icónica que um dia pode ser que Indy venha a ser chamado a versão masculina de Lara Croft.

Devil May Cry e Devil May Cry 3

Estes hack’n slash puros foram dos maiores êxitos da consola da Sony. Dante tornou-se um nome comum nas mentes dos jogadores e provavelmente até é o primeiro homónimo que se pensa ao ouvi-lo superando o seu antecessor. Tanto no original como na sua terceira versão o sistema é semelhante e qual o melhor dos dois irá depender puramente em gosto pessoal.

The Legend of Zelda Ocarina of Time

Related image

É discutível se é o melhor da série mas é sem dúvida dos 3 melhores. Inovador em mais aspectos que se pode contar quando foi lançado surpreendeu tudo e todos na sua complexidade e capacidade de refazer a sua formula e transportá-la para um ambiente 3D. O primeiro vislumbrar de um Link adulto e tão marcante que alguns dos seus fãs ainda hoje tentam chamar o seu carro/mota assobiando a Epona’s Song, sem sucesso.

GTA San Andreas / Grand Theft Auto V (Single Player) / GTA Vice City / GTA 3

Image result for vice city

Até pode ser contestado pela sua violência física ou verbal, mas é impossível negar a qualidade dos Grand Theft Auto em qualquer versão. Tal como em Red Dead Redemption as possibilidades são imensas, e o conteúdo também tem algo para qualquer jogador a qualquer altura. Um bom exemplo de que mais vale lançar um jogo ocasionalmente mas fazê-lo bem, do que anualmente e ser um porcaria.

Mass Effect e Mass Effect 2

Image result for mass effect 2

Sim, têm uma grande parte de RPG mas tanto no primeiro, como no segundo e restantes a base do jogo é a de acção/shooter. Criar e controlar Commander Shepard é provavelmente das melhores experiências de videojogos da história, tanto em conteúdo de enredo como em jogabilidade toda a saga é obrigatória para um jogador.

Spec Ops: The Line

Image result for spec ops the line

The Line é um daqueles jogos que têm mais conteúdo do que pareciam ter à primeira vista. Quem está à espera de um simples jogo de tiros irá encontrar uma dinâmica narrativa rica em introspecção, uma espécie de análise “diz-me como jogas e dir-te-ei quem és”.

Star Wars Jedi Knight: Jedi Academy

Image result for jedi academy

Jedi Academy é o sonho de qualquer fã de Star Wars onde podemos criar o nosso personagem e aprender a ser Jedi com Kyle Katarn e Luke Skywalker como Mestres, mas ao contrário do RPG da Blizzard é totalmente focado em acção. Na fase final podemos ter dois lightsabers ou um duplo, há algo melhor que isso? Só se viesse com um X-Wing!

Okami

Image result for okami

Não podemos negar a inspiração que Okami foi buscar a alguns jogos de Legend of Zelda, mas quando essa inspiração é tão bem respeitada que é uma homenagem ao que de melhor se faz, não nos podemos queixar. Incorporar Amaterasu no corpo de um lobo e batalhar por campos onde tudo é pintado como se de um quadro tradicional se tratasse é um regalo.

Demon Souls

Image result for demon souls gameplay

Conhecido pela sua dificuldade imperdoável deu à luz a uma série de jogos (não directa, mais na onda de sucessores espirituais) no qual o jogador é fortemente penalizado por cometer erros. Por mais mínimos que sejam. Não se pode dizer que seja um jogo para toda a gente gostar, mas é sem dúvida para toda a gente experimentar.

Dark Souls

Image result for dark souls 1 gameplay

Um dos sucessores espirituais é precisamente Dark Souls. Laureado como um dos melhores jogos de sempre devido à sua criação de mundo e sistema de combate. Um jogo em derrotar um boss não é um feito, é uma tarefa hercúlea.

Furi

Image result for furi

Furi pode não ter sido bem aceite por alguns mas na redacção há quem ache que é dos melhores jogos dos últimos anos, não porque é melhor que este ou aquele, mas porque é o melhor que tenta ser. O que Furi é pode ser comparado às palavras de Hemingway quando disse que que “Não há nada nobre em ser melhor que os nossos pares, a verdadeira nobreza está em ser melhor que o nosso eu do passado”.

Hitman: Blood Money

Image result for hitman blood money

O Agent 47 é dos melhores assassinos do mundo, este jogo conta a história de como ele chegou aos Estados Unidos contada pelo ponto de vista de quem o perseguiu durante dois anos. Um ponto de vista diferente para um jogo que se tinha tornado um lugar comum.

God of War

Image result for god of war

Maximus Decimus Meridius foi um general fictício que se tornou gladiador e matou um imperador para vingar a sua família. Kratos matou Deuses para vingar a dele. É tudo uma questão de escala, e não fica muito maior que isto.

Assassin’s Creed 2

Image result for assassin's creed 2

Foi com Assassin’s Creed 2 que a Ubisoft assentou fundações de uma das maiores franquias dos últimos anos. Abusou dela e desperdiçou-a depois disso, mas isso são contas de outros rosários. As aventuras de Ezio em Florença, Roma e Milão durante o renascimento estão gravadas nas memórias de todos os seus jogadores tão intrinsecamente como se viesse do ADN dos nossos antepassados.

Deus EX: Human Revolution

Image result for deus ex human revolution gameplay

Quando se tem uma história tão rica e bem construída como Deus EX é difícil superar o que já está feito, mas Human Revolution consegue fazer isso. Pode ser jogado individualmente mas é muito mais rico passando pelos seus antecessores. O ambiente futurista numa sociedade utopicamente falsa, cheia de conspirações é das suas maiores valias, mas tem muitas mais para quem quiser embrenhar-se nos seus muitos níveis.

A lista há-de ser aumentada regularmente, listas sempre em crescimento e alteração, porque é assim o mundo dos jogos e também é assim a equipa que vão incluir aqueles que achamos, em concordância os melhores jogos de sempre, aqueles que qualquer jogador novo ou velho, iniciado ou com anos de experiência deve jogar, nem que seja uma só vez.