Uma sessão épica é algo excelente de presenciar e algo a repetir o maior número de vezes possível. Mas quando se é o Dungeon Master, é preciso ter algumas coisas em consideração, e desta vez não refiro a preparações de sessões. Se fores como eu e queres certificar-te de que cada sessão irá ser o mais perfeita possível então vais dar por ti a planear exaustivamente tudo o que se vai passar, cada confronto, cada NPC, cada linha de diálogo. Queres dar aos teus jogadores a melhor experiência de sempre uma e outra vez, mas podes acabar por ficar completamente de rastos.

A fadiga é uma realidade, e é algo a ter debaixo de olho porque o seu excesso pode levar, entre outras coisas, a que se perca interesse no jogo, e ninguém quer isso. Felizmente há várias formas de lidar com este problema. Para começar, se estiveres neste limite, não forces. O cansaço não te vai permitir escrever e planear tudo com a clareza ideal e podes muito bem acabar por dar dois passos para trás em vez de um para a frente. Respira fundo e faz uma pausa. Vai sair, jogar alguma coisa, ver aquela série que acabou de estrear e que querias tanto acompanhar. Quando te sentires melhor e com ideias mais frescas, podes voltar aos preparativos.

Outra forma de lidar com este momento onde estamos cansados, desinspirados ou simplesmente não sabemos o que fazer, está em convidar os jogadores a tomar o manto uma ou outra vez para variar. Podes até mesmo ser frontal com eles e dizer-lhes que uma mudança de cenário seria agradável. Se forem bons jogadores (e pessoas) irão perceber. É mais que inegável que num quotidiano com escola e/ou trabalho, mais outros projectos e afazeres pessoais e ainda arranjar tempo para planear sessões de Dungeons & Dragons pode acartar um certo peso.

Como alternativa, caso se tenham sessões semanais, se for caso disso, passa-as para quinzenais ou até mesmo mensais. Assim sempre tens uma maior janela para respirar e espairecer as ideias. Pode também recorrer-se a uma pausa na campanha, algo temático como a finalização da demanda principal, dando aos heróis a oportunidade de desfrutarem de um merecido descanso. Eles e os seus jogadores. Convém é ter a certeza de que a pausa não é longa ao ponto de se vir a perder o fio à meada.

Acima de tudo, certifica-te que não dás cabo de ti por causa disto nem te sintas mal por teres que adiar uma sessão. Eu já tive que o fazer por causa disso mesmo. Sempre foi, é, e sempre será melhor esperar, recarregar energias e ter uma grande sessão do que estar de rastos e acabar por ter algo abaixo da média.